É falso que vacina contra Covid-19 só deva ser aplicada no braço direito

Publicado em 10/08/2021, às 14h37
Agência Alagoas -

Agência Alagoas

Circulam pelas redes sociais questionamentos sobre um suposto protocolo que determinaria a aplicação das vacinas contra a Covid-19 apenas no braço direito. A ideia é falsa. As bulas dos diversos fabricantes indicam que a aplicação deve ser feita no músculo deltoide, localizado na parte superior do braço, mas não estabelecem um lado para a aplicação.

LEIA TAMBÉM

Nas redes sociais existem mais dúvidas que  afirmações. “Até onde sei para cada vacina se cria uma espécie de protocolo do local de aplicação, exemplo: febre amarela foi no braço esquerdo, Covid no braço direito”, diz uma das mensagens. “Tem algum protocolo que determine que a vacina para a Covid deve ser tomada?”, questiona outra pessoa no Twitter.

Não existe protocolo que recomende a aplicação da vacina apenas no braço direito. Apesar do boato, a maioria dos relatos de pessoas que já foram vacinadas informa que se trata de uma questão de escolha do profissional da saúde ou da própria pessoa que será imunizada.

A bula da vacina Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, recomenda “a administração da vacina na região deltoide da parte superior do braço por via intramuscular”. O músculo deltoide é o que forma o contorno arredondado do ombro humano. Ou seja, não define o lado do braço que receberá a vacina.

A Fiocruz se limita em informar na bula que a vacina Oxford/AstraZeneca “é injetada em um músculo (usualmente no braço)”. Já a Pfizere a Janssen informam que a dose da vacina deve ser administrada como injeção no músculo da parte superior do braço.

Em entrevista à BBC, o epidemiologista René Nájera, editor do site de educação para vacinas History of Vaccines, do Philadelphia College of Physicians, nos Estados Unidos, explicou que o deltoide se tornou o local ideal para a administração da vacina via intramuscular. "No músculo, há muita vascularização, muito sangue, e isso significa que há uma presença maior de células do sistema imunológico. Essas células são as que podem pegar a vacina e levá-la até a célula onde for necessário", informou ele.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer