É oficial: tabela periódica ganha novos elementos

Publicado em 02/12/2016, às 22h15

Redação

Quem lembra da obrigação de ter que memorizar a tabela periódica durante a escola? Ou, se você resolveu cursar Química, na faculdade? Bem, o número de elementos para você memorizar acabou de aumentar oficialmente. São eles: Nihonium (Nh), Moscovium (Mc), Tennessine (Ts) e Oganesson (Og), representados respectivamente pelos números 113, 115, 117 e 118.

LEIA TAMBÉM

Os elementos foram aprovados pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC na sigla em inglês) e pela União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP). O Nihonium foi o primeiro elemento colocado em evidência na Ásia — e já havia sido demostrado três vezes, entre 2004 e 2012, por Kosuke Morita, professor da Universidade de Kyushu (Japão).

Já o Moscovium (Mc) tem esse nome para fazer referência à Moscou e foi pesquisado por cientistas russos e americanos. Dando sequência, o Tennessine faz homenagem aos institutos de pesquisa do Tennessee (EUA), e o Oganesson é derivado do nome do físico nuclear russo Yuri Oganesián.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cientistas encontram fóssil de tubarão que viveu há 115 milhões de anos Pedreira da Ilha de Páscoa dá pistas de estátuas enigmáticas dos polinésios Novo estudo sugere que neandertais canibalizavam mulheres e crianças forasteiras Cientistas alertam para poderes de 'armas-cerebrais' que podem controlar memória, percepção e comportamento