Eclipse lunar ocorre nesta terça; Maceió terá evento de observação

Publicado em 16/07/2019, às 10h32
Arquivo / Nasa -

TNH1 com Folhapress

A Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas vai promover um encontro para observar o eclipse lunar previsto para o fim da tarde e noite desta terça (16). O encontro será realizado a partir das 17h30 na Usina Ciência, na Rua Aristeu de Andrade, 452, próximo ao TRE.

LEIA TAMBÉM

O evento astronômico coincide com o aniversário da partida da missão Apollo 11, a primeira a levar humanos para a Lua. Em São Paulo e em Fortaleza, o eclipse será visível a partir das 17h30; em Brasília, a partir das 17h50, no horário local. A lua já vai nascer com o eclipse já próximo de seu auge, que acontece às 18h30. Nessas cidades e em boa parte, o satélite natural será coberto em até 65% pela sombra da Terra. 

Em cidades como Rio Branco, mais a oeste, o eclipse começa duas horas mais tarde, às 17h23, no horário local, e terá um máximo de sombra de 36,5%.

Para observar o fenômeno, basta localizar a lua e olhar para o céu -de preferência não encoberto. Não é necessário nenhum tipo de equipamento especial.

O evento começa a perder graça a partir das 20h de Brasília, quando a lua vai para zona de penumbra, quando o eclipse deixa de ser tão perceptível para observadores amadores.

Eclipses lunares não são eventos tão raros: o último evento total, conhecido como lua de sangue, aconteceu na madrugada de 20 para 21 de janeiro de 2019.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pedreira da Ilha de Páscoa dá pistas de estátuas enigmáticas dos polinésios Novo estudo sugere que neandertais canibalizavam mulheres e crianças forasteiras Cientistas alertam para poderes de 'armas-cerebrais' que podem controlar memória, percepção e comportamento Estudo investiga o potencial de microdoses de cannabis no tratamento de Alzheimer em idosos