Edição extra do DOU traz exoneração de diretor-geral do DNPM

Publicado em 21/11/2015, às 00h00
-

Redação


A presidente Dilma Rousseff oficializou a exoneração, a pedido, do diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Celso Luiz Garcia. O decreto com a exoneração foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União que circula nesta sexta-feira, 20, que traz também a nomeação de Telton Elber Corrêa para exercer o cargo de diretor-geral do DNPM interinamente.


O pedido de demissão de Garcia do cargo foi confirmado na quarta-feira pelo Ministério de Minas e Energia. Oficialmente, o ex-diretor-geral do DNPM pediu exoneração alegando motivos de saúde. Mas, fontes do órgão creditam sua saída às pressões sofridas por ele após o desastre ambiental resultante do rompimento de barragens de contenção de dejetos de mineração da Samarco - subsidiária da Vale - em Mariana (MG). 


De acordo com uma fonte qualificada do órgão responsável pela fiscalização desse tipo de barragem de mineração, Garcia não teria suportado a pressão feita pelo ministro de Minas e Energia Eduardo Braga, para que o DNPM desse uma resposta rápida à sociedade não apenas com relação ao caso de Mariana, como também com relação à situação das demais barragens do País.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP