Egito apresenta tumba e sarcófagos descobertos em necrópole de Luxor

Publicado em 24/11/2018, às 18h58
Tumbas e sarcófagos | Reprodução -

Istoe

Uma tumba, sarcófagos e objetos funerários do antigo Egito descobertos recentemente em uma necrópole de Luxor, sul do país, foram apresentados neste sábado.

LEIA TAMBÉM

As descobertas, feitas por missões arqueológicas egípcias e francesas, foram apresentadas à imprensa diante do célebre templo funerário da rainha Hatshepsut, próximo à necrópole de Asasif, na margem ocidental de Luxor.

A necrópole era destinada aos nobres e representantes dos círculos ligados aos faraós. Segundo o Ministério de Antiguidades egípcio, a tumba descoberta data do Império Médio (Décima Primeira e Décima Segunda dinastias) e pertence a “Thaw-Irkhet-If”, supervisor das mumificações no templo de Mout, localizado no célebre sítio de Karnak, também em Luxor.

O Conselho Supremo de Antiguidades egípcio descobriu “uma nova tumba, com pinturas muito belas”, indicou o ministro de Antiguidades, Khaled al-Anani, em entrevista coletiva.

A tumba contém “descobertas numerosas”, assinalou, como dois sarcófagos, estátuas e cerca de mil estatuetas de madeira, cerâmica ou argila.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto