EI identifica terrorista de Nova York como um de seus "soldados"

Publicado em 03/11/2017, às 20h24

Redação

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) afirmou nesta sexta-feira, 3, no último número da sua revista semanal pela internet Al Naba (As Notícias), que o autor do atentado de Nova York é um de seus "soldados".

LEIA TAMBÉM

Por enquanto, o EI não reivindicou o atentado por meio de comunicados oficiais ou através de notas na agência Amaq, vinculada aos jihadistas, como costuma ser habitual no grupo.

Uma coluna da Al Naba relata brevemente o atentado, citando informações de "veículos de imprensa" e sem usar qualquer fonte interna do grupo terrorista, como é usual quando reivindica ataques cometidos no exterior.

As autoridades norte-americanas acreditam que o autor do atropelamento em Nova York, o uzbeque Sayfullo Saipov, atuou sozinho, inspirado por toda a propaganda do EI que tinha no seu poder, afirmou, na quinta-feira, 2, o chefe da luta antiterrorista da polícia nova-iorquina, John Miller.

Também na revista é lembrado o tiroteio de Las Vegas, ocorrido há um mês, onde morreram 58 pessoas, reivindicado pelo EI em dois comunicados.

O tiroteio de Las Vegas, ocorrido no dia 1º de outubro, foi cometido pelo americano Stephen Paddock, de 64 anos.

A revista do EI identifica o atirador com o apelido de "Abu Abdul Bar al-Amriki" e assegura que as ações foram uma "resposta dos soldados do califado nos Estados Unidos e a Europa ao chamado" do grupo terrorista para responder à ofensiva dos "cruzados" contra os jihadistas na Síria e Iraque.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos