Eixo Monumental ganha faixa exclusiva para ônibus, táxi e van escolar

Publicado em 02/01/2021, às 22h36
Marcello Casal Jr/Agência Brasil -

Redação

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) deu início, neste sábado (2), à fiscalização do trânsito na faixa exclusiva para ônibus das vias N1 e S1, do Eixo Monumental, no Plano Piloto, em Brasília.

LEIA TAMBÉM

A instrução nº 916 do Detran, publicada no Diário Oficial do DF, do dia 2 de dezembro de 2020, estabelece que, na pista da direita, só podem trafegar ônibus do transporte público, táxis e vans escolares. Os demais veículos deverão usar faixas à esquerda. O corredor será exclusivo e funcionará durante 24 horas, em todos os dias da semana.

De acordo com a norma, a conversão à direita será permitida para os acessos ao longo da via, apenas na distância necessária para desaceleração ou aceleração, onde há a sinalização tracejada.

Os motoristas de veículos não autorizados, que não obedecerem a determinação, cometem infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Por sua vez, os motoristas de ônibus que usarem as outras pistas estão sujeitos à multa de R$ 130,16 e recebem quatro pontos na carteira.

Segundo o Detran, a partir da próxima semana e durante aproximadamente 15 dias, o órgão fará campanhas educativas de orientação aos motoristas, com abordagens nos semáforos e distribuição de material informativo. Além disso, serão instalados, em pontos estratégicos, painéis luminosos móveis com avisos sobre o funcionamento da nova faixa.

O projeto da faixa exclusiva no Eixo Monumental tem por o objetivo proporcionar maior fluidez ao transporte público coletivo. De acordo com estudos da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), no trecho entre o Tribunal de Justiça do DF, na Via S1, e o Teatro Nacional, na Via N1, os ônibus realizam mais de duas mil viagens diárias, transportando, em média, cerca de 160 mil passageiros por dia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas