Elefante-marinho é flagrado encalhado na praia de Antunes, em Maragogi; veja vídeos

Publicado em 09/05/2024, às 10h50
Foto: Reprodução/ Instituto Biota de Conservação -

Theo Chaves

Banhistas da praia de Antunes, em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, foram surpreendidos por uma visita 'ilustre' na manhã desta quinta-feira (9). Trata-se de um elefante-marinho, que ficou encalhado em meio ao recife de coral, logo após o fenômeno de maré baixa.

LEIA TAMBÉM

Imagens feitas por um jangadeiro (veja abaixo) mostram que o animal apresentava dificuldade de locomoção e estava tentando retornar ao mar aberto. A cena chamou a atenção do navegante, que ficou preocupado com o estado físico do animal e acionou uma equipe do Instituto Biota de Conservação.

Vídeos: Eduardo José dos Santos/Natanael ferreira dos Santos /Arthur /Raul  e Jamison

Alguns pescadores usaram uma embarcação para tentar resgatar o animal, que estava encalhado em meio às piscinas naturais, bem próximo dos corais. Inicialmente, os pescadores acreditavam se tratar de um peixe-boi, porém foi confirmado que o animal é um elefante-marinho, também conhecido como foca-elefante. 

Ao TNH1, o biólogo e presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis, disse que, aparentemente, trata-se de um elefante-marinho jovem e macho, da espécie Mirounga leonina. Ele pode chegar a mais de 5 metros de comprimento e pesar cerca de 5 toneladas. 

"Recebemos o registro desse jangadeiro e enviamos equipes até o local, para fazer uma varredura e tentar encontrar o elefante-marinho.Também fomos acionados pelo Secretário de Meio Ambiente do município. Essas equipes vão usar drones para tentar localizar o animal e fazer o resgate dele. Já deixamos uma equipe de médicos veterinários em prontidão para prestar os cuidados necessários, caso ele seja encontrado", explicou Bruno. 

Ainda segundo o biólogo, esse foi o primeiro registro da espécie na região costeira do Litoral de Alagoas. "Não é normal esse tipo de registro no nosso Litoral. Esse foi o primeiro que tivemos em nossa região costeira. Já tivemos registros de elefante-marinho no Litoral da Bahia, mas não em Alagoas", completou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática