Eleição indireta já tem 8 candidatos ao governo e 3 candidatos a vice em AL; confira

Publicado em 27/04/2022, às 11h04
Arquivo -

TNH1 com ALE

Na próxima segunda-feira, 2, a partir das 10h, ocorrem as eleições indiretas para governador e vice-governador de Alagoas, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), no Centro de Maceió. O pleito acontece após os cargos ficarem vagos com a renúncia do ex-governador Renan Filho, no dia 2 de abril, para concorrer ao Senado Federal, e de seu vice, Luciano Barbosa, ao tomar posse como prefeito de Arapiraca, em 2021. 

LEIA TAMBÉM

Ontem, o instrutor de trânsito Jeová Evaristo da Silva e o professor Rafael Cordeiro do Nascimento oficializaram seus nomes como candidatos a vice-governador de Alagoas. Ainda no dia 26, o maceioense Wadeildo Jose Gomes Vasconcelos Bezerra, 47, técnico em radiologia, colocou-se à disposição para concorrer ao cargo tampão de chefe do executivo alagoano.

Com as novas inscrições, a ALE já tem oito candidaturas para governador e três para o cargo de vice. Além de Wadeildo José, estão no páreo, após registro na Casa, os deputados Cabo Bebeto, Davi Maia e Paulo Dantas, este último líder da Maioria no Parlamento, o bombeiro militar Luciano Valdomiro Silva Fontes, o servidor público Flávio Henrique Catão Nogueira, o fisioterapeuta Antônio Pereira Chicuta Neto, e o empresário e corretor de imóveis Stenio Luis Pereira da Costa e Silva Filho.

Já para o cargo de vice-governador estão na disputa: Jeová Evaristo da Silva, Rafael Cordeiro do Nascimento e a enfermeira Niedja Santos de Oliveira, esta última foi a primeira a oficializar o nome como candidata.

Eleições

O artigo 104 da Constituição do Estado de Alagoas prevê, no parágrafo 3º, que em casos de dupla vacância nos últimos dois anos do mandato, a eleição será feita pela Assembleia Legislativa, como também prevê a Constituição Federal em caso de vacância do presidente e vice-presidente da República.

A eleição ocorrerá mediante voto nominal e aberto, e em escrutínios distintos: o primeiro, para o cargo de governador, e o outro para vice-governador, exigida maioria absoluta de votos, em primeiro escrutínio, e maioria simples, em segundo escrutínio, presente a maioria absoluta dos deputados. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC