Eleição na AMA: Marcelo Beltrão é empossado como presidente da Associação dos Municípios

Publicado em 28/01/2025, às 07h36
- Bero Carvalho/AMA

TNH1 com Ascom AMA

Após uma segunda-feira movimentada pela eleição, a chapa “Municípios Unidos, Alagoas Mais Forte”, encabeçada pelo prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, e como vice-presidente o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, tomou posse para o Biênio 2025/2026. A eleição e a posse aconteceram nesta segunda-feira, dia 27, na sede da na Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).

LEIA TAMBÉM

O atual presidente da AMA, Hugo Wanderley, prefeito de Cacimbinhas, encerra sua gestão marcada por importantes conquistas para os municípios alagoanos, com avanços na representatividade e no fortalecimento institucional da Associação.

O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, assumiu garantindo um Pacto pela Educação entre os municípios alagoanos, para garantir índices ainda melhores. “Vamos dar exemplo ao país fazendo que, em nossas cidades, a nota do IDEB não seja menor que 6 e que todas as crianças menores de oito anos saibam ler. Isso é possível. Vamos nos dar as mãos construindo, juntos, um cenário de grandes debates convergindo para oferta de políticas públicas de qualidade, além da educação. Só nós, prefeitos, sabemos o tamanho da nossa responsabilidade porque é realmente nos municípios onde tudo acontece.”, afirmou Beltrão.

Marcelo já presidiu a AMA em dois momentos anteriores. Em sua gestão no biênio 2013/2014, foi responsável por trazer uma equipe técnica de excelência à Associação, promovendo ações como o lançamento do concurso “Caldeirão de Letras” e fortalecendo a pauta educacional. Já o prefeito Jorge Dantas, que ocupará a vice-presidência, também tem um histórico de destaque como presidente da Entidade no biênio 2001/2002 e depois em 2014. 

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt, destacou a relevância do diálogo e da harmonia entre os gestores municipais e o Judiciário, ressaltando a importância da AMA como catalisadora de iniciativas que promovem o desenvolvimento social e econômico de Alagoas. Ele reafirmou o compromisso do Tribunal em apoiar os municípios, especialmente por meio dos programas Moradia Legal e Rural Legal, que têm garantido segurança jurídica e dignidade habitacional a milhares de alagoanos. “Convoco os prefeitos e prefeitas a se engajarem nesses projetos, pois apenas somando esforços poderemos potencializar os resultados já alcançados e fortalecer a cidadania em nosso estado”, afirmou.

O deputado federal Rafael Brito reforçou o compromisso da bancada com as pautas municipalistas apresentadas pela AMA. Ressaltou os avanços promovidos pelo presidente Hugo Wanderley e na força de trabalho do prefeito Marcelo Beltrão que já provou ser um gestor focado no equilíbrio.

O deputado estadual Dr. Wanderley destacou a relevância do municipalismo para o desenvolvimento de Alagoas, ressaltando que liderar a AMA não é ocupar um cargo, mas assumir um encargo com responsabilidade e compromisso de prestação de contas. Ele elogiou o protagonismo dos jovens prefeitos, a coesão promovida pela AMA e a atuação de Marcelo e Jorge, municipalistas dedicados, cuja contribuição em áreas como educação e saúde tem impulsionado transformações significativas no estado.

Além da eleição da AMA, também aconteceu a eleição do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), que elegeu o prefeito de Olivença Josimar Dionísio, e o prefeito de Major Isidoro, Theobaldo Cintra, e do Consórcio Público para Gestão da Energia Elétrica e Serviços Públicos (Cigip), que elegeu, o prefeito Thiago Medeiros de Capela como presidente e o prefeito de Olho d’Água dos Flores, José Luiz dos Anjos. 

Nova Diretoria da AMA

Presidente

Município: Coruripe

Nome: Marcelo Beltrão Siqueira

 

Vice-Presidente

Município: Pão de Açúcar

Nome: Jorge Silva Dantas

 

Secretário-Geral

Município: Mar Vermelho

Nome: André Brandão de Almeida

 

1º Secretário

Município: São José da Laje

Nome: Angela Vanessa Rocha Pereira Bezerra

 

2º Secretário

Município: Inhapi

Nome: Luiz Celso Malta Brandão Filho

 

3º Secretário

Município: Junqueiro

Nome: Cícero Leandro Pereira da Silva

 

1º Tesoureiro

Município: Cacimbinhas

Nome: Wladimir Araújo Wanderley

 

2º Tesoureiro

Município: Matriz de Camaragibe

Nome: Fernando Henrique Lima Cavalcante

 

3º Tesoureiro

Município: Pariconha

Nome: Antônio Telmo Noia

 

Titulares do Conselho Fiscal

Município: Jequiá da Praia

Nome: Carlos Felipe Castro Jatobá Lins

Município: Pindoba

Nome: José Cícero Cardoso Costa

Município: Teotônio Vilela

Nome: Pedro Henrique de Jesus Pereira

 

Suplentes do Conselho Fiscal

Município: Dois Riachos

Nome: Rozineide Barbosa de Araújo Camilo

Município: Belém

Nome: Adalberto Antero Torres

Município: Carneiros

Nome: Ubiratania Maria Santana

 

Coordenadores Regionais

Região Agreste – Baixo São Francisco

Município: Chã Preta

Nome: Maurício de Vasconcelos Holanda

Região do Sertão

Município: Belo Monte

Nome: Dalmo Augusto de Almeida Júnior

Região Central

Município: Santana do Mundaú

Nome: André Luiz Goes Castro

Região Norte

Município: Novo Lino

Nome: Marcela Silva Gomes de Barros

Região Metropolitana

Município: Marechal Deodoro

Nome: André Luiz Barros da Silva

Litoral Norte

Município: Maragogi

Nome: Daniel Mendes de Vasconcelos Ferreira

Litoral Sul

Município: Piaçabuçu

Nome: Rymes Marinho Lessa

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC