TNH1
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garantiu o envio de tropas federais para 27 municípios alagoanos no segundo turno das eleições 2022, no próximo domingo, 30. A decisão do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, aconteceu nessa quinta-feira, 27, três dias antes do pleito. Clique aqui e leia na íntegra.
LEIA TAMBÉM
A medida reconhece “o cenário acirrado da disputa ao segundo turno no Estado, com a ampliação da violência, atrelado ao contexto de fragilidade institucional”, segundo o ministro que deferiu o pedido.
“A segurança dos eleitores, também de responsabilidade da Justiça Eleitoral, não pode ficar à mercê de interesses ou disputas locais, razão porque, de forma excepcional, cabe a atuação do TSE para reforçar e apoiar o Tribunal de origem na preservação de um ambiente pacífico e seguro aos eleitores do Estado. Assim, indiscutível que a hipótese não implica em indevida intervenção na segurança local, pois o apoio das forças federais se destinam exclusivamente à garantia da normalidade das eleições, não se prestando ao policiamento ostensivo que incumbe às forças estaduais”, enfatiza o ministro em sua decisão.
“O processo eleitoral, como um dos pilares da democracia, deve ser resguardado. No dia da votação, há de imperar a ordem, a regularidade, a austeridade. A liberdade do eleitor depende da tranquilidade e da confiança nas instituições democráticas e no processo eleitoral”, diz também o ministro.
O pedido pelas tropas federais foi solicitado pela Coligação Alagoas Merece Mais, do candidato ao governo Rodrigo Cunha, do União Brasil, no início desta semana. O comitê da campanha do candidato foi alvo de um ataque no último dia 22.
Confira os municípios:
LEIA MAIS