Elevação de juros em dezembro se mostrou eficaz, afirmou vice-presidente do banco federal dos EUA

Publicado em 03/01/2016, às 19h41
-

Redação

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) foi bem-sucedido ao elevar a taxa básica de juros em sua decisão de política monetária em dezembro, afirmou o vice-presidente da instituição, Stanley Fischer.

LEIA TAMBÉM

"Uma possível preocupação com as nossas políticas não convencionais abrandou recentemente, à medida que os instrumentos de normalização do Federal Reserve se mostraram eficazes ao serem acionados em dezembro", afirmou, em discurso para a conferência anual da Associação Americana de Economia. 

O Fed elevou em meados de dezembro a sua taxa básica de juros para um intervalo entre 0,25% e 0,50%, após mantê-la próxima de zero durante sete anos. Havia forte preocupação sobre o comportamento dos mercados financeiros a esse ajuste monetário, mas as reações foram contidas.

Ainda assim, o vice-presidente do Fed admitiu que problemas podem ainda surgir durante esse processo de normalização, mas que a instituição está "pronta para fazer ajustes em suas ferramentas, se necessário"

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Filhote de macaco rejeitado pela mãe cria vínculo com pelúcia Trump aumenta tarifa global para 15% após decisão da Suprema Corte Empresária descobre de uma hora para outra ser a pessoa 'mais rica do mundo'; entenda Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump