Elevação e transbordamento: confira a situação de rios, riachos e lagunas em AL após chuvas fortes

Publicado em 07/05/2024, às 07h50
Divulgação -

TNH1

O monitoramento hidrometeorológico, realizado pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, com a Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), informou a situação de rios, riachos e lagunas em Alagoas devido às chuvas fortes que caem no estado há quase 24 horas. 

LEIA TAMBÉM

Em boletim divulgado nesta manhã, a Semarh-AL apresentou quais foram os rios, riachos e a laguna com nível de elevação e com risco ou transbordamento. Confira a seguir o quadro hidrológico atualizado da Semarh-AL:

A Defesa Civil Estadual informou que monitora a situação

Em contato com a produção da TV Pajuçara, o capitão Douglas Gomes, da Defesa Civil de Alagoas, afirmou que o órgão está atento ao acumulado de água e os riscos de desastres naturais e transbordamento de rios. "Atualizando o quadro hidrológico dos principais rios monitorados em Alagoas às 6h de 7 de maio de 2024. Devido às fortes chuvas que atingem o estado de Alagoas desde o dia 6, e intensificada nesta madrugada, observa-se elevação dos Rios mais próximos ao Litoral, com tendência ao transbordamento como o Rio Sumaúma,  Jacarecica, Riacho Silva e outros da região metropolitana", explicou o capitão.

"Também observa-se que as bacias dos rios São Miguel, Coruripe e Piauí recebem um aporte considerável de chuva em suas cabeceiras, devendo causar elevações dos níveis dos rios ao longo do curso.
Os maiores rios monitorados como o Rio Mundaú e Paraíba observa-se normalidade nas regiões de cabeceira, com tendência de elevação a partir da parte média das bacias, porém sem risco de transbordamento até o momento. No litoral norte, o Rio Jacuípe também continua com nível confortável, porém já com tendência de elevação durante a madrugada e manhã desta terça feira, merecendo atenção especial", continuou.

Sobre as lagunas Mundaú e Manguaba, o capitão Douglas Gomes afirmou: "Lagoas Mundaú e Manguaba: Apesar dos principais Rios que drenam para as águas para as lagoas não estarem em situação de transbordamento, os volumes escoados já são considerados altos e contínuos, fazendo com que o fluxo de vazão que entra nas lagoas seja maior que o fluxo de vazão lagoas-oceanos, fazendo com que os níveis das lagoas subam lentamente, mantendo elevação constante, podendo dar início a transbordamento nas primeiras casas".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Uso da água do Canal do Sertão será tarifado em Alagoas Perícia não encontrou sinais de frenagem em local onde ônibus tombou com romeiros; entenda Vítimas de acidente com ônibus em Alagoas começam a ser veladas em Coité do Nóia Tragédia em Alagoas: veja quem são as vítimas do acidente com ônibus de romeiros