Em AL, pai conta emocionante embarque da filha em aeronave da FAB na China: 'Bem-vindos ao Brasil'

Publicado em 07/02/2020, às 17h38
Indira e demais passageiros no embarque em aeronave da FAB | Arquivo Pessoal -

Paulo Victor Malta

As aeronaves enviadas pelo governo federal para resgatar brasileiros em Wuhan, na China, estão transportando cerca de 34 passageiros que ficarão em quarentena devido ao novo Coronavírus. Dentre os resgatados está a economista Indira Santos, de 34 anos, que tem contato direto com a família em Alagoas. 

LEIA TAMBÉM

O TNH1 conversou na tarde desta sexta-feira (7) com José Rubens dos Santos, pai de Indira. Ele contou o emocionante relato feito pela filha quando embarcou na aeronave brasileira. 

"Quando a gente entrou no avião, eles falaram: 'Bem-vindos ao Brasil'. Foi emocionante na verdade", disse Indira ao pai, que contou ao TNH1.  

José Rubens também tranquilizou sobre a situação de Indira e explicou como será o procedimento no retorno dela ao Brasil. "As duas aeronaves terminaram de decolar. Está todo mundo tranquilo, ela está bem, saudável. Vão ficar em quarentena em Anápolis durante 18 dias".

Indira estava há um ano e meio na China, onde faz doutorado, ela é economista. A família é de Sergipe, mas seu José Rubens trabalha e mora em Olho D'água das Flores, Sertão de Alagoas. 

"Quando surgiu (a informação do vírus), na verdade, ela estava na Europa no final do ano. Em meados do meio de janeiro, ela retornou para Wuhan. Quando ela chegou lá, viu o problema desse vírus. Nós alertamos. Como não tinha muita informação sobre isso. Imediatamente eu mandei que ela corresse para o aeroporto. Só encontramos passagem dois dias depois, em Xangai. Ela foi para o trem-bala, para sair de Wuhan. Aí já estava tudo bloqueado. Tentamos arrumar um carro, mas o exército já tinha bloqueado as estradas, não tinha como sair", disse o pai de Indira. 

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Na expectativa pelo retorno da filha, José Rubens afirmou que embarcaria para Goiás, mas devido ao isolamento que será feito, vai manter o contato com Indira por telefone.  

"Eu estava a caminho (de Anápolis), mas um colega meu alertou que o isolamento é muito forte e não teria como visitá-la. Vamos manter contato por telefone. A base é bem posicionada, não dá condições nenhuma de alguém ter contato presencial".

Coronavírus

O primeiro alerta foi recebido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 31 de dezembro de 2019. As autoridades chinesas alertaram para o surgimento na cidade de Wuhan, de 11 milhões de habitantes, de uma série de casos de pneumonia de origem desconhecida. Foram tomadas medidas de isolamento de pacientes e as autoridades do país tentaram identificar a origem da doença. 

A agência americana para a Vigilância e Prevenção de Doenças (CDC) indica que um grande mercado de peixes e mariscos em Wuhan, aparentemente ligado às primeiras infecções, foi fechado em 1º de janeiro.

Segundo o UOL, o número de mortes confirmadas na China pelo novo coronavírus subiu para 636, após o registro de 73 novos falecimentos, informaram fontes oficiais chinesas nesta sexta-feira (noite de quinta-feira no Brasil). Nas últimas 24 horas, apenas na província de Hubei, epicentro do surto, 69 pessoas morreram, indica a atualização diária do balanço da Comissão Nacional de Saúde.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal