Em Alagoas, escolas da rede estadual terão plataforma para registro de ocorrências

Publicado em 31/03/2024, às 14h10
Foto: Divulgação -

Ascom Seduc

O Governo de Alagoas informou, neste domingo (31), que vai lançar mais um programa com objetivo de fortalecer a estratégia de prevenção à violência nas escolas da rede estadual de ensino.Trata-se do Livro de Ocorrências Virtual (LOV), que consiste em um sistema de registro das ocorrências registradas no ambiente escolar e cujo lançamento vai acontecer já neste mês de abril.

LEIA TAMBÉM

Desenvolvida pelas secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP), a plataforma integra o observatório de segurança que foi instituído em 2023 – por ocasião das ameaças de ataques às escolas da rede – e conta com a contribuição de representantes da sociedade civil e de instituições como o Ministério Público Estadual, promovendo a coleta de todas as informações sobre cada ocorrência, incluindo a prática de bullying.

É com base na sistematização desses dados que as secretarias vão desenvolver ações integradas, mobilizando todas as forças de segurança, como explica o tenente-coronel PM Iran Rego, chefe de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP.

“Essa articulação vai se somar às iniciativas que a Segurança Pública já executa, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), mobilizando, inclusive, a polícia científica. A expectativa é de que o LOV seja lançado já no início deste mês de abril, juntamente com o programa SSP na Escola. Criamos uma plataforma simples e intuitiva, facilitando, assim, o nosso trabalho de orientação junto aos gestores escolares sobre como preencher o livro de ocorrências”, explica o oficial, reforçando a importância da ferramenta no tocante à prevenção.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda