Em Alagoas, faixa etária de 30 a 39 anos é a mais acometida pela covid-19

Publicado em 09/06/2020, às 16h29
-

Redação

Alagoas já contabiliza mais de 16 mil casos de Covid-19. Nas últimas semanas, os números têm crescido exponencialmente em consequência do aumento da testagem e também em função do descumprimento das medidas do isolamento social por parte da população. Nesse cenário, a faixa etária que tem se mostrado mais exposta no estado e, consequentemente, mais afetada pela doença é a de pessoas de 30 a 39 anos, segundo dados do Painel Covid-19 em Alagoas, elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

LEIA TAMBÉM

Essa faixa lidera o ranking de número de casos da Covid-19 em Alagoas, com 4.073 pessoas infectadas, sendo 57% delas do sexo feminino. Em seguida, tem-se a faixa etária de 40 a 49 anos, com 3.732 casos registrados, também com as mulheres sendo mais afetadas (55%).

No princípio da pandemia, acreditava-se que a Covid-19 acometia majoritariamente pessoas idosas, o que deu a muitos jovens a falsa sensação de imunidade, fato que já foi desmentido ao longo dos meses à medida que a doença avançou por todos os continentes e os números começaram a ser contabilizados em todas as faixas etárias. Em Alagoas, já são 746 casos registrados entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, sendo a maioria também do sexo feminino, com 57%.

O público feminino lidera todas as faixas etárias de 0 a 59 anos em casos confirmados, com exceção apenas nas faixas etárias 60+, que tem 2.762 casos confirmados e na qual se verifica um equilíbrio entre homens e mulheres acometidos pela doença.

As cidades com maior número de casos registrados da doença são Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos e Teotonio Vilela.

Homens são maioria nos óbitos

No entanto, a situação se inverte no que se refere ao número de óbitos. Enquanto o sexo feminino lidera em casos, com 55% do total, o masculino é maioria em número de óbitos, com 57%. De acordo com os dados do Painel Covid-19 Alagoas, 68% dos óbitos registrados no estado são de idosos acima dos 60 anos, sendo 57% deles do sexo masculino.

As cidades que apresentam maior registro de óbitos por Covid-19 em Alagoas são Maceió, Rio Largo, Arapiraca, União dos Palmares e Marechal Deodoro.

Para o enfrentamento ao coronavírus, o Governo de Alagoas abriu 1.076 leitos na rede pública, exclusivos para atender pacientes com suspeita ou diagnosticados com Covid-19. Da capacidade total, 63% já estão ocupados. Dos 219 leitos de unidade de terapia intensiva UTI, 77% já estão ocupados, e dos 826 leitos clínicos, 61% têm pacientes internados.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas