Em alerta, brasileiros na Irlanda se preparam para passagem de furacão; veja vídeos

Publicado em 16/10/2017, às 12h35

Redação

Preparar-se para a passagem de um furacão é algo quase inimaginável para quem mora no Brasil, mas para brasileiros que estão fora do país essa tem sido uma realidade.

LEIA TAMBÉM

O TNH1 conseguiu contato com dois brasileiros que moram na Irlanda, e que estão se preparando para a passagem do furacão Ophelia, nesta segunda (16). Apesar de estar perdendo força, ele deve chegar ao país como tempestade pós-tropical, de acordo com o serviço de meteorologia Met Eireann, e poderá registrar ventos com velocidades de até 130 km/h, além de chuvas fortes.

O alagoano Davi Pradines está na cidade de Cork (veja mapa mais abaixo), na região Sul do país, área mais atingida pelo furacão. Ele relatou que a Irlanda está em alerta vermelho, mas tranquiliza a família e os amigos afirmando que o governo já preparou a população para a passagem do fenômeno. Assista ao vídeo:


Já a potiguar Priscila Cristaldo, de Extremoz, no estado do Rio Grande do Norte, falou diretamente da capital do país, Dublin. Ela disse que a população foi orientada a estocar água e alimentos, e as escolas foram fechadas por determinação do Ministério da Educação da Irlanda.

Priscila disse ainda que entrou em contato com amigos que moram na área afetada e falou sobre as recomendações passadas pelo governo e pela imprensa irlandesa. Veja:

Pelo menos uma pessoa morreu em consequência da passagem do furacão pelo país. De acordo com a imprensa local, uma senhora morreu após o carro em que estava ser atingido por uma árvore.

Um vídeo gravado por amigos de Davi Pradines mostra a força com que os ventos atingiram a cidade. Nas imagens, é possível ver árvores e fios sendo agitados e o barulho da ventania; assista:

O furacão Ophelia

O furacão Ophelia pode trazer ventos de 130 km/h e causar danos na Irlanda e no Reino Unido nesta segunda-feira, de acordo com serviços de meteorologia. Ele perdeu força e passou à categoria 1 enquanto se deslocava pelo Atlântico, com ventos sustentados de 145 km/h.

O Ophelia deve ser rebaixado para tempestade pós-tropical antes de tocar o solo do sul da Irlanda durante o dia, mas ainda pode trazer ventos com força de furacão, segundo o meteorologista Luke Miall.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA informou que as chuvas podem ficar entre 50 e 75 milímetros no oeste da Irlanda e na Escócia, com inundações em áreas costeiras e grandes ondas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer