Em Arapiraca, empresa realiza mais de oito mil testes para verificar qualidade da água

Publicado em 25/04/2019, às 17h19
Divulgação -

Assessoria

Para acompanhar a qualidade da água que chega nas torneiras de dez municípios do agreste alagoano, a Agreste Saneamento superou a marca de 8.000 análises realizadas na Estação de Tratamento de Água de Arapiraca, monitorando além de aspectos microbiológicos, características como turbidez, temperatura, cor, pH e cloro residual livre.

LEIA TAMBÉM

Seguindo as normas exigidas pelo Ministério da Saúde, de acordo com Mikael Vasconcelos, supervisor operacional da Agreste Saneamento, a cada duas horas são realizadas avaliações que permitem acompanhar os padrões de qualidade da água, monitorando os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água destinada ao abastecimento público, desde seu estado natural, água bruta, até a distribuição para consumo.

“Quando abrimos a torneira em casa e utilizamos milhares de litros de água por dia não imaginamos a complexidade do processo e os cuidados necessários. São diversas etapas de tratamento até garantir um produto final de qualidade à população. A água é levada por dutos até a Estação de Tratamento, é lá que o processo é iniciado e a cada duas horas, realizamos testes de qualidade para acompanhar a eficácia do tratamento da água, com coleta e análise, avaliando, por exemplo, a temperatura, cor, turbidez e o pH da água”, explica.

No Brasil, quem determina o padrão de qualidade da água é o Ministério da Saúde. Atendidas as exigências da Portaria de Consolidação N° 5 de 2017, anexo XX, do Ministério da Saúde, bem como aos normativos da Vigilância Sanitária do Município, o consumidor pode contar, com confiança, com água de qualidade, acessível e fornecida pela rede pública de abastecimento.

Sobre a Agreste:

A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) através de uma parceria público-privada, para captar e distribuir água, assegurando melhorias nos sistemas de abastecimento em 10 municípios da região Agreste do Estado, beneficiando mais de 350 mil habitantes.

Foi eleita a melhor empresa para trabalhar em Alagoas em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela Consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW), que pontua as empresas mais bem-sucedidas em estratégias de gestão de Recursos Humanos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas