Em Brasília, Prefeito Cacau participa da aprovação do projeto de desassoreamento das lagoas

Publicado em 19/01/2018, às 07h26

Redação

Ainda durante agenda em Brasília, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, esteve no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil onde, ao lado do ministro Maurício Quintella, participou da apresentação do projeto de desassoreamento das lagoas Manguaba e Mundaú, que banham o município de Marechal Deodoro, além de parte da região Metropolitana.

LEIA TAMBÉM

O estudo, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), mostra, de forma rica e detalhada, as intervenções que precisam ser realizadas no Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba, para sanar com os problemas das lagoas causados pelo assoreamento, que aferam os municípios de Marechal Deodoro, Maceió, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Pilar.

O assoreamento das lagoas é um processo natural, mas que devido a ação do homem foi acelerado. Quando o homem retira a mata ciliar e as matas de encostas, no período de chuvas, os sedimentos escorrem e ficam depositados no fundo das lagoas. Com o tempo, o acumulo de sedimentos caba diminuindo a profundidade e, como as lagoas não possuem correntes como rios e mares, não tem força para empurrar estes sedimentos e acabam formando bancos de areia.

Entre os problemas causados pelo assoreamento estão a impossibilidade de navegação, redução da quantidade de peixes na lagoa e o risco de enchentes nos períodos chuvosos, já que a capacidade de acumulo de água fica reduzida. A solução para isso é o desassoreamento, que é realizado com a ajuda de dragas, que retiram os sedimentos do fundo da lagoa, aumentando a profundidade.
Após a apresentação do estudo no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o projeto de desassoreamento foi aprovado.

“É um estudo complexo e que nós não tínhamos desenvolvido ainda no Ministério. Agora precisamos mobiliar a bancada federal, Governo do Estado e prefeitos para garantir os recursos e obter o financiamento para a execução da obra”, disse o ministro Maurício Quintella.

Para o prefeito Cacau, a aprovação do projeto é um grande passo para melhorar a vida das famílias que sobrevivem das lagoas e para evitar novas cheias. “É um projeto importante para Marechal Deodoro e para Alagoas. A aprovação é o primeiro passo para dar seguimento ao projeto. Então agora vamos correr em busca de recursos para que nos próximos meses possa iniciar as obras e devolver às famílias deodorenses e dos municípios banhados pelas lagoas o pescado, a navegabilidade, o que ajuda no turismo e o sustento de milhares de famílias”, disse o prefeito.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas Governador Paulo Dantas nomeia secretário interino da Saúde MPAL, MPF e DPE cobram da Sesau medidas para saúde da população negra