Em busca de reduzir desigualdades, Unicef realiza encontro de parceiros em Maceió

Publicado em 10/12/2015, às 16h48
-

Redação

Em busca de reduzir desigualdades, Unicef realiza encontro de parceiros em Maceió (Crédito: Reprodução)

Em novembro de 2013, o Fundos das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) firmou um termo de colaboração com a Prefeitura de Maceió e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para, no período de três anos, reduzir as desigualdades que afetam à criança e ao adolescente. Esse foi o nascimento da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) em Maceió.

Para socializar e avaliar ações em curso, o UNICEF realiza nos dias 16 e 17 de dezembro de 2015 o Encontro de Parceiros da PCU. O evento ocorrerá no Museu da Imagem e do Som e contará com autoridades do UNICEF, representantes do poder público, parceiros técnicos e acadêmicos e a Rede de Adolescentes por uma Cidade Justa e Sustentável.

Com o tema Juntos pela redução das Desigualdades Intramunicipais que afetam crianças e adolescentes, o Encontro se propõe a identificar as possibilidades de fortalecer as iniciativas instaladas na Plataforma e implementadas pelos diversos parceiros, tanto os que estão desde a assinatura do termo, quanto os que têm se incorporado.

“Com a PCU em Maceió estão acontecendo várias iniciativas e novos parceiros se incorporando. Então, a gente precisava ter um momento para mostrar o que está em curso, os projetos e as ações”, afirmou Luíza Leitão, consultora do UNICEF. Para ela, o principal é integrar e potencializar, pois “todos estão na mesma plataforma para a redução das desigualdades”.

No evento, serão debatidos tópicos relevantes como taxa de mortalidade neonatal, gravidez na adolescência, acesso à educação e homicídios de adolescentes e o que tem sido feito para resolver tais questões no âmbito municipal.

“Na linha de base da PCU, possuímos 10 indicadores de todos os bairros de Maceió, o que nos permite ter um retrato de quais são as áreas que tem índices mais graves e de quais estão melhor. Um exemplo é a taxa de homicídios na faixa etária de 15 a 19 anos. Em 2012, enquanto em um território (Distrito Sanitário) foram assassinados 54,9 por 100.000 adolescentes, em quatro deles esta taxa ultrapassa 200 e, no mais grave, chega a 362,8”, destacou Luíza.

De acordo com a proposta do UNICEF, esses números servem não apenas para medir o êxito do programa, mas para direcionar ações. “Esses dados servem para orientar as políticas públicas e as ações dos parceiros para os territórios mais vulneráveis. Esperamos nesse encontro avaliar com mais nitidez os resultados já atingidos”, destacou a representante do UNICEF.

Presenças confirmadas

O evento trará para Maceió autoridades do UNICEF no Brasil, como a representante adjunta do UNICEF no Brasil, Esperanza Vives; a coordenadora Nacional da PCU, Luciana Phebo; o coordenador da Plataforma do Semiárido, Robert Gass; e a coordenadora dos escritórios do UNICEF para Alagoas, Paraíba e Pernambuco, Jane Santos.

Sobre a PCU

A Plataforma dos Centros Urbanos é uma contribuição do UNICEF na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes garantindo, a cada um deles, maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.

A primeira edição da PCU foi realizada no período entre 2008 e 2012, abrangendo municípios do Rio de Janeiro e São Paulo. Os avanços e as lições aprendidas nessa primeira experiência da PCU foram expandidos para outros centros urbanos brasileiros e assim, a segunda edição do projeto – que abrange o período 2013/2016 – contempla oito capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Serviço

Encontro de Parceiros da Plataforma dos Centros Urbanos

Dias: 16 e 17 de dezembro de 2015

Horário: 8h às 17 horas

Local: Museu da Imagem e do Som – MISA (Rua Sá e Albuquerque, S/N. Jaraguá)



Fonte: Assessoria


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer