Em canal no YouTube, arqueóloga brasileira fala sobre o Antigo Egito

Publicado em 12/03/2019, às 23h30
Márcia Jamille | Reprodução -

Folhapress

Márcia Jamille passa o dia falando sobre pirâmides, faraós e deuses com corpo humano e cabeça de animal. Aos 31 anos, essa jovem brasileira administra o site Arqueologia Egípcia há mais de uma década e criou, em 2014, um canal de mesmo nome no YouTube, em que já publicou dezenas de vídeos sobre o Antigo Egito. Não tem uma horda de seguidores, como alguns dos youtubers comediantes de sua geração -mas já são impressionantes 14 mil fãs interessados no assunto.

LEIA TAMBÉM

Nascida em Aracaju, Jamille é bacharel e mestre em arquelogia pela Universidade Federal de Sergipe. Em uma entrevista recente à agência de notícias Anba, ela conta como se apaixonou pelo Antigo Egito aos 13 anos, durante uma aula. "A professora de história passou um documentário. Foi simplesmente amor à primeira vista", disse. Jamille colecionou revistas e recortes e começou a produzir seu próprio conteúdo. Seu canal de YouTube tem hoje o selo ScienceVlogsBrasil, que monitora a qualidade da divulgação científica feita na internet.

"Eu tenho uma 'sala de aula' com milhares de pessoas que são tanto as que visitam o site como as que assistem o canal", ela disse à Anba. "Posso não estar escavando no momento, mas ao menos posso estar acendendo a fagulha em alguém por aí que está começando a amar a arqueologia e, quem sabe, será uma futura ou futuro arqueólogo."

Em um de seus vídeos, por exemplo, Jamille fala sobre os brinquedos do Egito Antigo. Em outra gravação, ela explica a preparação e o uso religioso da cerveja. Ela também comenta a importância dos gatos -animais que eram considerados sagrados àquela antiga civilização.

Em paralelo, Jamille segue com sua carreira acadêmica em formatos mais tradicionais. Ela publicou, por exemplo, um artigo sobre a arqueologia aquática. Há mais informações em seu currículo Lattes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda