Em discurso de posse, Lula diz que fará governo de 'esperança e reconstrução'

Publicado em 01/01/2023, às 15h44
Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara -

TNH1 com agências

Durante seu discurso, após tomar posse como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a mensagem que seu governo queria passar ao país é de “esperança e reconstrução”.

LEIA TAMBÉM

Ele relembrou sua primeira vitória eleitoral, em 2002: “Eu disse naquela ocasião que a missão de minha vida estaria cumprida quando cada brasileiro e brasileira pudesse fazer três refeições por dia. Ter de repetir meu compromisso hoje, diante do avanço da miséria e do regresso da fome, que havíamos superado, é o maior sintoma da devastação que se impôs ao país nos anos recentes.”

O presidente disse que, em seus mandatos anteriores ficou demonstrado que uma pessoa da classe operária podia presidir o país com sucesso e que os mais pobres podiam ser considerados na hora das decisões do governo.

Ele também fez críticas ao que chamou de “destruição de políticas públicas que promoviam a cidadania e o direito à saúde e à educação”. E reforçou que o diagnóstico dado pela equipe de transição governamental de transição é “estarrecedor”.

Defesa das urnas - Lula ainda defendeu o sistema eletrônico de votação, que sofreu ataques durante o processo eleitoral, e destacou a força da democracia. 

"Se estamos aqui hoje é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos ao longo dessa histórica campanha eleitoral. Foi a democracia a grande vitoriosa nesta eleição", declarou Lula.

Combustíveis - O presidente ainda falou em seu discurso em alguns temas que tem pautado a política econômica do pais nos últimos anos. Lula disse que não faz sentido a importação de produtos como combustíveis, fertilizantes, derivados de petróleo, entre outras tecnologias.

“O Brasil é grande demais para renunciar ao seu potencial produtivo. Não faz sentido importar combustíveis, fertilizantes, plataformas de petróleo, microprocessadores, aeronaves e satélites. Temos capacidade técnica, capitais e mercado sufiente para retomar a industrialização e a oferta de serviços em nível competitivo”, afirmou Lula.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC