Em Maceió, 35 ônibus são lacrados e 195 autuações são por irregularidades nas viagens

Publicado em 08/11/2021, às 11h54
Ascom SMTT -

Secom Maceió

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou, durante o mês de outubro, fiscalizações nos terminais e garagens de ônibus de Maceió. Durante as análises, 35 ônibus foram lacrados por mau estado de conservação dos veículos e foram emitidas 195 autuações por irregularidades nas viagens. O objetivo é manter um transporte público de qualidade e com segurança para a população.

LEIA TAMBÉM

O relatório apontou que, do total dos veículos lacrados, 17 foram da empresa Cidade de Maceió, 14 da Real Alagoas e quatro da São Francisco. Defeitos no funcionamento e trava dos elevadores, para-brisas, botões e cordas das cigarras quebradas; pneus carecas; cintos de segurança para cadeirantes e para os motoristas inoperantes; faróis e lâmpadas de ré queimados; além de avarias nos assentos e degraus estão entre os problemas encontrados.

A maior quantidade de atuações foi registrada nos terminais e tiveram relação com atrasos nas viagens, alteração na rota sem prévia comunicação, ausência das placas de itinerários — que devem ser afixadas nos coletivos —, além do embarque e desembarque fora dos pontos estabelecidos.

“Os fiscais estão diariamente nos terminais de ônibus e nas garagens realizando esse trabalho de vistorias, controle de horários e quantidade de frota,. Tudo para garantir melhor prestação de serviço do transporte público na capital. Nós temos uma central que recebe as demandas da população, como sugestões e reclamações, e nossas equipes também agem para resolver esses problemas”, apontou o assessor técnico de transportes da SMTT, Daniel Fontes.

A diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle, destaca que as avaliações do órgão são permanentes para que sejam cobradas providências para garantir a segurança dos usuários do transporte público. Ela explica, ainda, que o descumprimento pode implicar em sanções que vão desde advertências, multas, até a possibilidade de cancelamento da concessão.

O órgão reforça que os cidadãos podem realizar denúncias relacionadas ao transporte público através do WhatsApp no número (82) 98134-6858. Os registros podem ser feitos a qualquer hora do dia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário