Redação
Em plena crise hídrica, uma fiscalização flagrou e apreendeu, na madrugada desta terça-feira (21), bombas desviando água para propriedades rurais. A ação foi realizada pela Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de União dos Palmares e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), órgão responsável pela distribuição de água e esgotamento sanitário da cidade.
LEIA TAMBÉM
De acordo com fontes ligadas ao Saae, operações desse tipo são realizadas todos os dias da semana no período da noite, às margens do Rio Mundaú e seus afluentes, onde as bombas foram apreendidas.
As bombas, segundo o órgão, eram usadas para irrigar canaviais e pastagens da cidade. O material apreendido foi encaminhado para a sede da Prefeitura de União dos Palmares.
Situação de emergência
Neste terça-feira, 21, o Diário Oficial do Estado trouxe a publicação de decreto onde se estabelece situação de emergência em União e mais 76 municípios (veja a lista completa). A estiagem, segundo o decreto, já ocasionou perdas significativas na agricultura e na agropecuária das cidades, comprometendo os reservatórios de água locais, dificultando o abastecimento de água para o consumo humano e animal.
Rodízio
No começo da manhã de hoje, o Saae divulgou em seu site um comunicado informando que, devido ao “esvaziamento do Rio Mundaú”, o município retomará o rodízio de água.
A nota explica que nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, os bairros do Centro, Padre Donald, Nova Esperança e Newton Pereira serão abastecidos. Já os bairros de Roberto Correia, Sagrada Família e Abolição receberão água nos dias de terças, quintas e sábados.
O comunicado orienta ainda que o rodízio deverá ocorrer em todos os bairros e que a população diminua o consumo e economize água.
A Prefeitura Municipal de União também disponibilizou quatro carros-pipa para levar água às comunidades.
LEIA MAIS