Em meio a guerra judicial por posse de ministra, Temer recebe Grace Mendonça no Planalto

Publicado em 22/01/2018, às 20h11

Redação

Depois de ter a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho barrada por uma decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal Cármen Lucia, o presidente Michel Temer recebeu nesta manhã a ministra da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça, que será a responsável pelo provável recurso que o governo ingressará no STF.

LEIA TAMBÉM

Segundo auxiliares do presidente, apesar de ter pressa para resolver o imbróglio, o governo deve aguardar ainda as fases de manifestações, já que a decisão de Cármen poderia ser revista com acesso do processo do Superior Tribunal de Justiça, que no sábado havia autorizado a posse de Cristiane.

Fonte do Planalto reconhecem que a tendência é Cármen Lucia confirmar sua sentença, mas ressaltam que  o ponto que a briga chegou não tem mais volta e o governo vai “até o fim” nesta batalha jurídica.

Temer pediu, de acordo com auxiliares, empenho a AGU em sua manifestação ao STF. O argumento de que cabe ao presidente a nomeação de ministro e que o judiciário “esta politizando” uma questão que não deveria tem sido utilizado por alguns interlocutores. Uma fonte chegou a chamar de “absurda” o fato de a própria ministra ter destacado em sua decisão liminar que ele era “precária e urgente”.

Fontes destacam ainda um receio da cúpula do governo com essa “ingerência do Judiciário” em atribuições do executivo ainda mais porque nos próximos meses o presidente terá que fazer uma série de substituições no primeiro escalão por conta dos ministros que deixarão o cargo para concorrer nas eleições.

Cármen Lúcia suspendeu temporariamente a posse da deputada Cristiane Brasil "até que venha ao processo o inteiro teor da decisão do Superior Tribunal de Justiça (proferida no sábado e ainda não publicada). Se for o caso, e com todas as informações, a liminar poderá ser reexaminada".

Agenda. Além da reunião com Grace, que aconteceu por volta das 11 horas da manhã, o presidente recebeu os ministros da Casa: Eliseu Padilha (Casa Civil), Wellington Moreira Franco (Secretaria Geral) e Carlos Marun (Secretaria de Governo). Nesta reunião, também participou o ministro da Justiça, Torquato Jardim, que esteve no fim de semana com o presidente também discutindo a estratégia jurídica do governo na batalha para nomear a filha de Roberto Jefferson.

Temer, que viajará hoje a noite para a Suíça, recebeu ainda no Planalto, os deputados Izalci Lucas (PSDB/DF) e Mauro Pereira (MDB/RS).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado