Em nota, defesa de Fernando Bezerra questiona operação da Polícia Federal

Publicado em 19/09/2019, às 11h22
Agência Senado -

Agência Senado

O gabinete do líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), foi alvo de operação da Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (19). Em nota, o advogado de defesa André Callegari, afirmou que as medidas se referem a “fatos pretéritos” e que a justificativa seria a “a atuação política e combativa do senador”.

LEIA TAMBÉM

Além da operação no gabinete de Fernando Bezerra, a PF cumpre mandados de busca e apreensão também no gabinete do filho do senador, o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), na Câmara dos Deputados. Ambos são investigados por irregularidades em obras da transposição do Rio São Francisco no período em que Bezerra foi ministro da Integração Nacional, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

“Causa estranheza à defesa do senador Fernando Bezerra Coelho que medidas cautelares sejam decretadas em razão de fatos pretéritos que não guardam qualquer razão de contemporaneidade com o objeto da investigação. A única justificativa do pedido seria em razão da atuação política e combativa do senador contra determinados interesses dos órgãos de persecução penal”, diz o advogado André Callegari.

A defesa do senador acrescentou que a Procuradoria-Geral da República opinou contra a busca, afirmando taxativamente que “a medida terá pouca utilidade prática”. Ainda assim, segundo o advogado,  o ministro Luís Roberto Barroso a deferiu.

“Se a própria PGR — titular da persecutio criminis [persecução do crime] — não tinha interesse na medida extrema, causa ainda mais estranheza a decretação da cautelar pelo ministro em discordância com a manifestação do MPF”, destacou Callegari.

Ele disse que a defesa seguirá firme no propósito de demonstrar que as cautelares são extemporâneas e desnecessárias.

(Com informações da Agência Brasil)

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital