Em nova gravação, Renan orienta defesa de Delcídio

Publicado em 26/05/2016, às 18h57

Redação


LEIA TAMBÉM

 Novas gravações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, delator da Operação Lava Jato, mostram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), dando orientações sobre a defesa do ex-senador Delcídio Amaral (sem partido). A conversa foi divulgada pelo Jornal Hoje, da TV Globo.

No diálogo, gravado no dia 24 de fevereiro, Renan conversa com uma pessoa chamada Wanderberg, que seria representante de Delcídio.

“[O Delcídio tem que] Fazer uma carta, submeter a várias pessoas, fazer uma coisa humilde... Que já pagou um preço pelo que fez, foi preso tantos dias...”, diz Renan em um trecho do diálogo.

Em outro momento, o presidente do Senado fala sobre a atuação do Conselho de Ética da Casa. “O Conselho de Ética não tem elementos para levar processo adiante. Também é ruim dizer que não vai levar o processo adiante. Então, o Conselho de Ética tem que requerer diligências requisição de peças e enquanto isso não chegar fica lá parado...”.

Em nota divulgada ao Jornal Hoje, a assessoria de Renan Calheiros afirma que o presidente do Senado acelerou o processo de cassação de Delcídio e que o processo do ex-petista não ficou parado no Conselho de Ética. Delcídio teve seu mandato cassado no dia 10 de maio.

Em outro trecho mostrado pelo Jornal Hoje, Sérgio Machado e Renan Calheiros falam sobre figuras como o procurador-geral da República Rodrigo Janot, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o senador José Agripino (DEM-RN), dentre outros.

Veja alguns fragmentos do diálogo:

Sérgio Machado - Agora esse Janot, Renan, é o maior mau-caráter da face da terra.
Renan Calheiros- Mau caráter! Mau-caráter! E faz tudo que essa força-tarefa (Lava Jato) quer.

Sérgio Machado: E o PSDB pensava que não, mas o Aécio agora sabe. O Aécio, Renan, é o cara mais vulnerável do mundo.
Renan Calheiros: É...

Sérgio Machado: É porque esse processo. Porque Renan vou dizer o seguinte: dos políticos do congresso se "sobrar" cinco que não fez é muito. Governador nenhum. Não tem como, Renan.
Renan Calheiros: Não tem como sobreviver.

Essa não é a primeira gravação feita por Sérgio Machado divulgada pela imprensa. O ex-presidente da Transpetro, que teve seu acordo de delação premiada validado ontem pelo STF (Supremo Tribunal Federal), também gravou conversas com o ex-senador José Sarney e com senador Romero Jucá, que precisou deixar o cargo de ministro do Planejamento após a divulgação da conversa.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado