Em pouco mais de uma semana, Hospital do Agreste atende 480 pacientes com Covid-19

Publicado em 12/06/2020, às 15h36
Davi Salsa -

Redação TNH1 com Assessoria Sesau

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, atendeu 480 pacientes infectados pelo novo coronavírus entre os dias 1º e 9 de junho. O balanço foi apresentado nesta sexta-feira (12) pela Coordenação de Planejamento Hospitalar, por meio de boletim epidemiológico da Covid-19.

LEIA TAMBÉM

O levantamento mostra que, do total de pacientes atendidos, 345 ficaram em leitos clínicos e 103 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, 57% dos leitos da UTI são ocupados por homens, enquanto as mulheres representam 43% dos internamentos.

O levantamento também mostra que, por faixa etária, a maioria dos pacientes com Covid-19 é de pessoas com idade entre 61 a 70 anos. Na sequência aparecem os pacientes com mais de 71 anos.

Recuperados

Nos leitos clínicos de retaguarda para tratamento da doença, o perfil é semelhante. Os homens com idade entre 51 e 71 anos representam 60% dos internamentos, enquanto as mulheres ocupam 40% dos leitos.

Segundo revela o coordenador de Planejamento Hospitalar do HE do Agreste, enfermeiro Evânio Silva, 70% dos pacientes já receberam alta médica. O boletim revela que 17% das pessoas internadas foram transferidas para outras unidades de saúde e 13% evoluíram para óbito devido a complicações mais graves da Covid-19.

Isso porque, os óbitos ocorreram porque a maior parte dos pacientes já possuía comorbidades associadas à Covid-19. Uma situação que revela um panorama preocupante, uma vez que as doenças pré-existentes deram entrada no hospital com o quadro de saúde muito grave.

De acordo com o último boletim, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), o município de Arapiraca, a "capital do agreste", concentrava quase mil casos confirmados de coronavírus.  

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados