Em primeira coletiva, Paulo Dantas anuncia pagamento de 13º salário e realização de concursos

Publicado em 04/11/2022, às 12h20
Governador Paulo Dantas durante coletiva de imprensa | Foto: Eberth Lins -

Eberth Lins e Ana Carla Vieira

O governador reeleito de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), concedeu na manhã desta sexta-feira (04), sua primeira entrevista coletiva após o resultado das eleições. Com a imprensa reunida no Palácio República dos Palmares, Dantas falou sobre o plano de governo para os próximos 100 dias. O secretariado para a nova gestão, no entanto, não foi anunciado ainda. 

LEIA TAMBÉM

Uma das informações de maior repercussão foi o núncio do pagamento do 13º salário e concursos públicos. Durante a coletiva, o governador assegurou que até o dia 15 de dezembro será pago o 13º salário dos servidores do estado. Ele ainda anunciou que vai promover novos concursos públicos. "Vamos fazer concurso público para a área da saúde e o Mais Médicos, que vai incentivar alunos de Medicina a termos médicos em lugares mais distantes. Vamos fazer concurso para delegado e para a Perícia. Vamos convocar policiais militares aprovados e provavelmente também convocar para a Educação. Mas para a área da Saúde e Segurança está 100% consolidado”, anunciou.

"O secretariado nós vamos anunciar no mês de dezembro, eu ainda não defini a data. Hoje estamos anunciando a nossa comissão de transição, que será composta pela secretária Luiza Barreiros [Gabinete Civil], secretária Renata Santos [Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio], pelo secretário George Santoro [Secretaria da Fazenda], e nossa secretária de governança, Poliana, que vão fazer o diagnóstico e planejamento para a transição. Eu pretendo aumentar o número de mulheres à frente das secretarias e não avaliei ainda a quantidade de secretarias. Penso em criar uma pasta única para o turismo e outra para a pessoa com deficiência”, revelou Dantas.

Sobre o pedido da Procuradoria Geral da República, que recorreu no Supremo Tribunal Federal (STF) da decisão que revogou o afastamento do governador de Alagoas, Dantas disse estar tranquilo. "Estou muito tranquilo em relação a isso. Foi uma grande armação feita com caráter eleitoral. Graças a Deus a população de Alagoas compreendeu isso, e eu tenho certeza absoluta que o STF vai manter a decisão tomada em unanimidade, que é a decisão que atende aos preceitos constitucionais", disse o governador.

Programas e Investimentos - Ainda na área da educação, Paulo Dantas disse que o Cartão Escola 10 vai ser incrementado e passar de R$ 100 para R$ 150. Além disso, o governador disse que os professores da rede estadual terão a possibilidade de ampliar a carga horária. "Essa é uma notícia em primeira mão. Nós vamos ampliar a hora aula para os professores efetivos, concursados. Ampliar para alcançar até 30 horas para todos os professores. Isso vai valorizar ainda mais nossos profissionais. E eles vão ter ainda mais motivação e alegria para passar o conhecimento para os nossos alunos", disse Paulo Dantas.

O chefe do executivo falou também sobre um programa que será implantado para beneficiar proprietários de motos com até 170 cilindradas e motoristas de aplicativos, o "Programa Correria". "Caso essas pessoas tenham dívidas anteriores também serão isentos".

Sobre obras prioritárias com o Governo Federal, Dantas disse que vai solicitar ao presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, garantias de obras como o Canal do Sertão, o Aeroporto de Maragogi e duplicação da AL-101 Norte, da Barra de Santo Antônio até Maragogi, e na região Sul de Piaçabuçu a Penedo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC