Em pronunciamento nas redes sociais, Dilma fala em "aventura golpista"; assista

Publicado em 16/04/2016, às 09h23

Redação

LEIA TAMBÉM

Em um duro pronunciamento divulgado nesta noite nas redes sociais, a presidente Dilma Rousseff afirma que “somente o respeito à ordem democrática pode assegurar a reunificação nacional”. Na manifestação de pouco mais de seis minutos, Dilma afirma que a acusação contra ela é uma “farsa jurídica”, que o impeachment é uma “aventura golpista”, e que a “palavra golpe estará para sempre gravada na testa dos traidores”.

A afirmação de que somente com o “respeito à ordem democrática” será possível unificar o Brasil é uma resposta direta ao vice-presidente Michel Temer, que pode assumir a Presidência no caso de vitória do impeachment. Temer, em seus discursos, tem afirmado que é preciso “alguém” que seja capaz de reunificar o país para superar a crise política e econômica.

Dilma sustenta que não cometeu crime de responsabilidade, que não existe contra ela denúncia de corrução ou desvio de dinheiro e que jamais impediu investigação contra quem quer que fosse.

O pronunciamento seria veiculado hoje em rede nacional de rádio e televisão, além da divulgação nas redes sociais. Mas o receio de travar uma nova batalha jurídica, às vésperas da votação – o partido Solidariedade tentou barrar na Justiça Federal a convocação da rede nacional – levou o Palácio do Planalto a optar pela divulgação da fala apenas nas redes sociais.

A presidente ressalta que “nenhum governo será legítimo se não nascer do voto popular” e assevera que fora das urnas, qualquer governo será sempre “a tirania dos mais fortes, dos mais espertos e dos mais corruptos”.

Segundo Dilma, o que está em jogo, não é o seu mandato, mas, sim, o “respeito à vontade soberana do povo e das urnas”, e as conquistas dos direitos sociais. “A denúncia contra mim não passa de uma fraude, a maior fraude jurídica e política da história, sem ela o impeachment sequer seria votado”.

A presidente afirma que a acusam “sem base legal”, porque ela não cometeu crime, não haveria “denúncia de corrução ou desvio de dinheiro”, ela não impediu a investigação contra ninguém, seu nome não consta de lista de propina”.

Dilma também acusa seus opositores de pretender revogar direitos e cortar programas sociais, citando o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, a educação pública, e ainda de quererem mudar o “regime de partilha”, a fim de “entregar os recursos do pré-sal para as multinacionais estrangeiras”.

Assista ao vídeo: 

Dilma recorda que desde que foi eleita, a oposição não a deixou governar porque pediu a recontagem dos votos nas urnas e passou a conspirar pelo seu impeachment. Alega que não foi possível recuperar a economia porque os “derrotados mergulharam o país na instabilidade política”.

Ela pede que a população que está ao seu lado continue se mobilizando nas ruas e nas redes sociais. Ressalta que não se trata de “concordar ou não com o governo, mas de combater um golpe de estado”, e pede que os brasileiros atentem para quem está liderando o processo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado