Em Riacho Doce, Biota realiza soltura de tartaruga que teve nadadeira amputada; assista

Publicado em 04/11/2025, às 13h25
Em Riacho Doce, Biota realiza soltura de tartaruga que teve nadadeira amputada - Biota

Paulo Victor Malta

O Instituto Biota de Conservação realizou, na manhã desta terça-feira, 4, a soltura de uma tartaruga que teve parte de uma das nadadeiras amputada. O animal marinho estava em recuperação sob os cuidados do instituto há mais de um mês e foi reintroduzido ao mar na Praia de Riacho Doce, no Litoral Norte de Maceió.

LEIA TAMBÉM

O Biota divulgou imagens do momento em que a tartaruga foi solta de volta ao mar. Aluno da Escola Estadual Antônio Vasco acompanharam a ação. Veja abaixo:


"A tartaruga-verde (Chelonia mydas) juvenil, encalhou na Barra de São Miguel/AL, no dia 18/09, com sinal de afogamento e com luxação em uma nadadeira. A cirurgia de amputação ocorreu no dia 8/10, realizada na Faculdade de Medicina Veterinária do CESMAC, realizada pelo Médico Veterinário Artur Eustáquio e anestesia da Médica Veterinária Monique Egito", informou o Biota.

Segundo o instituto, mesmo com a perda de uma nadadeira, as tartarugas marinhas podem se adaptar e viver de forma independente na natureza. O animal se recuperou no Centro de Reabilitação do Instituto Biota de Conservação. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Observatório do Clima entrega recomendações para transição energética Fiscalização ambiental apreende mais de 30 aves silvestres à venda de forma ilegal Projeto Nossa Praia promove ação de conscientização ambiental na Praia do Gunga Cavalos ficam ilhados no Rio São Francisco após enchente e são resgatados por moradores