Em telefonema, Xi Jinping oferece ajuda a Trump no combate ao coronavírus

Publicado em 27/03/2020, às 12h39
Reprodução -

Folhapress

Em telefonema realizado nesta sexta-feira (27), o dirigente chinês, Xi Jinping, afirmou ao presidente americano, Donald Trump, que os EUA terão apoio da China no combate à pandemia do novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM

Na quinta (26), os Estados Unidos se tornaram o país com maior número de infectados no mundo, com 86.012 casos e 1.301 mortes. Hospitais de cidades como Nova York e Nova Orleans enfrentam dificuldades para lidar com o alto fluxo de pacientes.

A oferta de ajuda de Xi ocorreu em meio a uma tensão entre Pequim e Washington em diversos temas, entre eles a epidemia de coronavírus. Trump acusa a China de falta de transparência na condução da crise, e em algumas ocasiões se referiu à Covid-19 como "vírus chinês". Por sua vez, autoridades chinesas divulgaram teorias sobre uma suposta conspiração e apontaram que o coronavírus foi levado à China por militares dos EUA.

No telefonema, Xi afirmou a Trump que a China tem sido aberta e transparente a respeito da pandemia e pediu união contra o vírus, de acordo com relato da conversa publicado pelo Ministério das Relações Exteriores da China.
"A China está disposta a continuar compartilhando sem reservas informações e experiências com os Estados Unidos", afirmou Xi, de acordo com o canal televisão público CCTV.

"Conversamos de maneira detalhada sobre o coronavírus. A China passou por muita coisa e desenvolveu um entendimento grande do vírus", afirmou Trump. "Estamos trabalhando muito próximos. Muito respeito!"

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos