Empresa de tratamento de efluentes é autuada por operar sem licença ambiental

Publicado em 18/04/2020, às 19h40
Divulgação/IMA -

Assessoria IMA-AL

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) segue em ação, como um dos serviços públicos essenciais. Nesta semana, o órgão ambiental autuou uma empresa de tratamento de efluentes no município de Maceió por operar sem licença ambiental. O empreendimento está interditado até sua regularização. 

LEIA TAMBÉM

O plantão de atendimento de denúncias da fiscalização e o suporte virtual do licenciamento reforçam a necessidade dos empreendimentos e entidades agirem de acordo com a legislação ambiental, mesmo em período de isolamento social. 

A empresa de tratamento de efluentes foi flagrada em operação, apesar de possuir apenas a licença de instalação. O empreendimento foi interditado e autuado em R$ 33.264,53. 

As atividades podem ser retomadas após a emissão da licença de operação, etapa final para efetivar o processo de emissão da licença ambiental. O processo pode ser feito digitalmente através do Portal Ambiental. 

É necessário comprovar o cumprimento das condicionantes, conforme o tipo de empreendimento, e solicitar a licença de operação (LO) dentro do prazo e do que a legislação determina. As condicionantes se constituem do passo a passo que o empreendedor, estando de posse daquele documento, deve cumprir para continuar efetivar a licença ambiental. 

A empresa autuada também pode realizar a defesa de auto de infração, notificação ou intimação e atendimento de condicionante de licenças no Portal Ambiental. 

Para defesa de auto de infração, notificação ou intimação, deve-se selecionar no site a categoria adequada e anexar na solicitação a cópia do auto de infração ou decisão administrativa, além de apresentar também, em anexo, um documento para defesa ou recurso. 

Em caso de atendimento de condicionante de licenças, o interessado precisa selecionar no site a categoria correspondente e anexar a cópia da licença, projeto do empreendimento e o arquivo do atendimento. 

O Portal Ambiental pode ser acessado através do endereço https://licenciamento.ima.al.gov.br/. O site agrega os serviços digitais das gerências de licenciamento e fiscalização do IMA, firmando-se como um dos pilares essenciais do órgão ambiental durante a paralisação do atendimento presencial. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática