Empresa doa 3,6 toneladas de hipoclorito de sódio para combate ao coronavírus em Arapiraca

Publicado em 25/05/2020, às 11h39
Foto: Ascom Agreste Saneamento -

Ascom Agreste Saneamento

A Agreste Saneamento realizou a doação de mais 3,6 toneladas de hipoclorito de sódio para ser utilizado no combate ao novo coronavírus em Arapiraca. A iniciativa tem o objetivo de contribuir com a comunidade durante a pandemia. O material, que é utilizado no tratamento da água que abastece sete municípios alagoanos, agora também servirá para a limpeza e desinfecção de espaços públicos do município.

LEIA TAMBÉM

“O hipoclorito de sódio, mais conhecido como água sanitária, é utilizado no processo de tratamento de água na Estação Morro do Gaia, em Traipu. Disponibilizamos do nosso estoque mais de 3,6 toneladas, que serão diluídas e usadas em ações de desinfecção de espaços públicos em Arapiraca, em uma parceria firmada com a Prefeitura de Arapiraca, em benefício de toda a comunidade”, explica Mikael Vasconcelos, coordenador técnico operacional da Agreste Saneamento.

O hipoclorito doado pela Agreste será utilizado para a desinfecção de 40 unidades de saúde, uma unidade especializada no tratamento da Covid-19, centros de Assistência Social e abrigos públicos da segunda maior cidade de Alagoas. Além disso, servirá para a limpeza de roupas nos abrigos para crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de rua e ainda para a higienização de verduras das refeições servidas pela Prefeitura nesses locais.
De acordo com nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o hipoclorito de sódio é um dos saneantes mais eficazes e serve como alternativa ao álcool 70% na desinfecção de objetos e superfícies. O secretário municipal de Saúde, Glifson Magalhães, explica que evidências científicas apontam que o vírus pode permanecer por horas e até dias em superfícies que não passaram por limpeza adequada. 

Segundo o secretário, “a doação do hipoclorito de sódio é fundamental para a desinfecção das unidades de saúde do município, atuando como uma medida importante de prevenção, como forma de reduzir ainda mais o risco de propagação do novo coronavírus entre as populações mais carentes”, destaca.

A secretária de Desenvolvimento Social do município, Anadja Gomes de Almeida, também reforça a importância da doação. “Medidas de higienização contribuem diretamente para o combate à proliferação da Covid-19. Os equipamentos da Assistência Social recebem usuários e profissionais que necessitam das atividades in loco, por isso é importante a adequada e constante limpeza. Essa doação é bastante oportuna”.

COMPROMISSO

A doação de hipoclorito de sódio é mais uma das frentes de atuação da Agreste Saneamento para cooperar com o enfrentamento do novo coronavírus. Medidas internas incluem: afastamento de colaboradores dos grupos de risco, adoção de teletrabalho para as equipes administrativas, vacinação contra a gripe, aferição diária de temperatura e distribuição de máscaras para todos os funcionários. Outra medida implementada foi a adesão ao movimento #NãoDemita que preservará os 119 postos de trabalho da Agreste. A decisão foi firmada pela controladora da empresa, a Iguá Saneamento, e se estende também a outras 17 operações do grupo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas