Empresários alagoanos interessados em importar visitam Porto de Suape

Publicado em 23/08/2019, às 16h02
-

Redação

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) articulou uma visita técnica ao Porto de Suape, em Ipojuca (PE), na quinta-feira (22) e levou um grupo de dez empresários de Alagoas que têm interesse em importar mercadorias de outros países e, com isso, procurar dinamizar e ampliar os negócios.

LEIA TAMBÉM

Os empresários foram recepcionados pelos gerentes do Tecon Suape. Fundada em 2001, a empresa é do grupo ICTSI, especializado na aquisição, desenvolvimento, administração e operação de portos e terminais de contêineres em todo o mundo.

O terminal iniciou suas operações, em 2002, em uma área de 400 mil m². O Tecon Suape tem capacidade atual para movimentar 721,5 mil Teus, que é a unidade padrão para contêineres de 20 polegadas, ano. Futuramente, poderá alcançar uma movimentação anual de até 1,2 milhão de Teus.

Após a recepção com a apresentação do gerente de vendas, Érico Macêdo, os empresários fizeram um tour pelo terminal e conferiram a estrutura como o canal de acesso com 390m de largura e 16,5m de profundidade; berços lineares de atracação com extensão total de 935m; profundidade operacional nos berços de 15,5m; balança rodoviária; escritório da alfândega, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dentro do terminal; estrutura para fornecimento de energia e monitoramento de temperatura para contêineres refrigerados; área para inspeção de carga refrigerada; galpão para inspeção das Autoridades Fiscalizadoras; armazém Alfandegado (CFS) com Entreposto Aduaneiro e scanner para contêineres.

Desde 2010 no mercado alagoano, o empresário Wesley Bandeira, da WA Automotivo, assegurou que a visita técnica foi interessante e mais “desbravadora”. Ele não tem nenhuma experiência com importação, mas tem interesse no assunto em busca de novos mercados e um ambiente competitivo. “Compreendi o que foi passado, mas foram muitas informações”, afirmou.  

Para o representante do Supermercado Unicompra, Nivaldo Pereira, a visita ao Porto de Suape foi muito proveitosa. “Fiquei impressionado com a apresentação do tour. Nunca vi uma estrutura como aquela”, comentou. Segundo ele, o próximo passo será elaborar um relatório da visita técnica para o grupo Unicompra, que tem interesse em ampliar os negócios via importação. Além disso, será analisada a possibilidade de participar da próxima Missão à China, organizada pela Fecomércio, que acontecerá no próximo mês de outubro.

A experiência foi aprovada para o empresário Oscar Falcão, proprietário do Atacadão São Paulo, que comercializa brinquedos, utilidades e tecidos. “Gostei porque deu para pegar informações importantes. Fiquei realmente satisfeito”, comentou. Ele já garantiu presença na segunda Missão à China que acontecerá em outubro. 

Programa
A Fecomércio vem focando em importação desde o ano passado, inclusive trouxe o cônsul geral da Argentina, Alejandro Lastra, cuja sede do consulado fica em Recife, por duas vezes para sua sede. A construção desse relacionamento fez com que Alejandro fizesse questão em participar da visita dos empresários alagoanos ontem no Porto de Suape.

A visita do cônsul é desdobramento do programa “Sua Empresa Mundo afora – fazendo bons negócios”. Em outubro passado, Lastra foi recebido pela diretoria da Fecomércio para falar sobre internacionalização, já que a Argentina é um grande produtor de alimentos e em Alagoas existem grandes empresas do setor alimentício. Pouco tempo depois, em maio deste ano, a Federação recebeu representantes da fábrica argentina Dulcor e, em parceria com o Sincadeal, promoveu uma rodada de negócios com distribuidoras alagoanas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas