Enchente: Corpo de Bombeiros envia 33 homens para Santana do Ipanema

Publicado em 26/03/2020, às 12h58
33 militares foram deslocados para atender o chamado e foram utilizadas sete viaturas de salvamento | Foto: Ascom CB -

Ascom CB

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) resgatou pelo menos 70 pessoas que moravam às margens do riacho e tiveram suas casas invadidas pela água, ficando desabrigadas pelos transbordamentos do riacho Camoxinga e do rio Ipanema. Os militares do 9º Grupamento de Santana do Ipanema (GBM) trabalharam na operação que contou com o apoio de equipes do CBM de Delmiro Gouveia, Arapiraca e Penedo.

LEIA TAMBÉM

Segundo o comandante geral da corporação, coronel André Madeiro, 33 militares foram deslocados para atender o chamado e foram utilizadas sete viaturas de salvamento.

 “Nós encaminhamos os desabrigados para a Paróquia de São Cristóvão, que tem capacidade para receber 150 pessoas. Também foram encaminhadas algumas pessoas para a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Tivemos muitos desabrigados durante a noite, mas tem muita gente desalojada, então o número de vítimas deve ser bem maior”, afirmou o comandante.

As águas do rio Ipanema começaram a baixar e tanto os militares do 9º GBM quanto a Defesa Civil do município estão monitorando o nível do rio de hora em hora. A população que mora às margens já foi alojada em um local seguro.

O governador Renan Filho vai visitar a cidade de Santana do Ipanema na tarde de hoje para acompanhar o trabalho de assistência às vítimas.

Monitoramento do Vale do Mundaú

O Corpo de Bombeiros, em conjunto com as salas de Alerta das Defesas Civis Estadual e Municipais, também está realizando o monitoramento do Vale do Mundaú tanto em União dos Palmares quanto em São José da Lage e Santana do Mundaú, verificando o aumento do nível dos rios Mundaú e Canhoto, que também já estão chegando ao limite de transbordamento.

O aumento do limite desses rios está relacionado às chuvas que estão afetando as cidades pernambucanas de Canhotinho e Garanhuns. Segundo o alerta da Defesa Civil de Pernambuco, está previsto um volume grande de chuva para os próximos dias.

Dando continuidade ao monitoramento, o comandante da corporação, coronel André Madeiro, fez um sobrevoo na manhã desta quinta-feira (26) nas regiões do Vale do Mundaú em União dos Palmares, Murici, São José da Laje e Santana do Mundaú para verificar a situação de momento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas