Enem: espelhos das redações da edição 2024 já estão disponíveis

Publicado em 14/03/2025, às 11h36
- Arquivo

Assessoria de Comunicação Social do Inep

A vista individual da folha de redação elaborada pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi disponibilizada na manhã desta sexta-feira, 14 de março, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados dos chamados treineiros, que fizeram as provas somente com o objetivo de testar conhecimentos, também estão disponíveis na Página do Participante.

LEIA TAMBÉM

Com a vista pedagógica da redação, o participante terá a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das competências aferidas pelos avaliadores da prova de redação. O processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame, de forma que os textos podem passar por até quatro avaliações para o cálculo da nota final.

Treineiros – Dos 4.325.960 inscritos na edição de 2024, mais de 841.546 (19,4%) eram estudantes do 1º ou 2º ano. Já as pessoas que não cursam e nem completaram o ensino médio, mas fizeram o Enem para testar seus conhecimentos, realizaram 24.723 (0,6%) de inscrições.

Os resultados para quem pretendia ingressar na educação superior com as notas do Enem 2024 foram divulgados em janeiro de 2025.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep para aceitar as notas do Exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse a Página do Participante
Saiba mais sobre o Enem

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Escolas de ensino integral terão ampliação de oferta de cursos profissionalizantes Governador anuncia bonificação de 90 milhões para servidores da Educação Sesc oferece mais de 600 vagas gratuitas para EJA e educação ampliada no interior Confira a nova data de divulgação do resultado da pré-matrícula da rede pública em Maceió