Energia Solar implantada no Cesmac leva oportunidades a alunos

Publicado em 30/10/2017, às 18h50

Redação

Quando se trata de inovação, o Cesmac sai na frente! A novidade da vez é que a instituição iniciou a implantação do sistema de Energia Solar Fotovoltaica na estrutura de seus campi, reforçando seu compromisso com o meio ambiente.

LEIA TAMBÉM

Os primeiros prédios a receberem os equipamentos foram os da Clínica Escola de Psicologia e da Extensão do Campus II – Doutor Alberto Antunes. No total, foram 36 painéis instalados pela empresa Marroquim Energia.

Segundo o professor Jarbas Cabral, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, a iniciativa, além de trazer benefícios ao Cesmac, servirá de oportunidade para alguns estudantes, principalmente dos cursos de Engenharias e Sistemas de Informação. “Estamos abrindo um campo de atuação e pesquisas na área. Aqui os alunos poderão ter contato e aprender com o funcionamento dos equipamentos”, declarou.

Com o projeto, o Cesmac terá redução em custos e, sobretudo, promoverá o uso de energia renovável e sustentável. Estima-se ainda que deixarão de ser emitidos aproximadamente 10,3 toneladas de CO2 por ano. Mas não para por aí, o Cesmac ainda estuda a instalação de uma Mini Usina que vai gerar 20 kWh/mês de energia em 16 prédios da instituição.

Para o Engenheiro Eletricista André Gusmão, responsável pelo projeto, os sistemas fotovoltaicos instalados no Cesmac demonstram o DNA de pioneirismo da Instituição. “Tais sistemas irão gerar energia limpa, contribuindo com o conceito de sustentabilidade do planeta e colocando a instituição um passo à frente das demais. Além disso, os professores e estudantes terão à sua disposição todos os componentes de uma solução fotovoltaica para estudo e pesquisa. Com isso, os profissionais formados aqui levarão para o mercado de trabalho um diferencial importante e inestimável nos tempos atuais: conhecimento sólido e de qualidade”, concluiu.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda