Entenda as diferenças entre regência verbal e nominal

Publicado em 11/09/2025, às 13h00
- A regência é dividida em verbal e nominal (Imagem: PeopleImages | Shutterstock)

Redação EdiCase

A regência é um tema da gramática que estuda a relação entre os termos da oração, ou seja, como um verbo ou um nome exige complemento para a frase ter sentido completo. Ela se divide em regência verbal, quando o foco é a relação entre verbo e seu complemento, e regência nominal, quando a ligação é entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e o termo que o acompanha.

LEIA TAMBÉM

Entender a regência é importante porque ajuda a construir frases corretas, evitando erros de sentido ou de uso da norma culta. Veja abaixo!

Regência verbal

Relação entre os verbos transitivos e seus complementos. Por vezes, tal relação é mediada por preposições (casos de objetos indiretos e objetos diretos preposicionados). 

Exemplo: Gosto de você. 

Em termos sintáticos, temos: 

Exemplo 1: Eu estou acostumado a isto.

Exemplo 2: Gosto de você.

Regência nominal ajuda a estabelecer a relação correta entre substantivo, adjetivo e advérbio (Imagem: Drazen Zigic | Shutterstock)

Regência nominal

Relação entre substantivo, adjetivo, advérbio e seus respectivos complementos nominais. Tal relação é estabelecida por preposições. 

Exemplo: Estou acostumado a isto. 

(Quem está acostumado, está acostumado a algo ou alguém). 

Por Tao Consult

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Voluntariado: 4 formas de fortalecer a saúde mental ajudando os outros Animal terrestre mais rápido do mundo: 7 curiosidades sobre o guepardo Horóscopo semanal: previsões para os signos de 08 a 14 de dezembro de 2025 Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 05/12/2025