Entenda quando imóveis podem ser interditados pela Defesa Civil de Maceió

Publicado em 05/04/2025, às 14h12
Interdições acontecem de forma preventiva, para evitar acidente e salvaguardar a vida dos moradores. - Foto: Ascom Defesa Civil Maceió

Redação

A Defesa Civil de Maceió tem como principal objetivo proteger e salvar vidas, atuando para prevenir acidentes e eliminar riscos em áreas de vulnerabilidade na cidade. Uma das medidas adotadas para garantir a segurança da população é a interdição de imóveis.

LEIA TAMBÉM

De acordo com Julio Normande, engenheiro civil da Diretoria de Operações da Defesa Civil de Maceió, a interdição de imóveis é uma medida crítica, utilizada somente em casos extremos, quando realmente não existe a possibilidade da permanência do morador no imóvel, devido a um alto risco.

“A interdição pode ser permanente, quando o morador não pode mais voltar ao imóvel; temporária, quando o morador pode retornar após condições restabelecidas; ou parcial, quando existe um risco apenas em parte do imóvel”, explica o engenheiro.

A interdição é realizada devido a risco de colapso no imóvel, o que pode estar associado a problemas estruturais da edificação ou a riscos externos, como no caso de deslizamento de solo.

Os agentes do da Defesa Civil Municipal realizam uma análise minuciosa para cada caso, pois a interdição deve ser o último recurso utilizado.

Após a identificação do risco, a Defesa Civil de Maceió emite um auto de interdição e encaminha a família para a Diretoria Social, que faz as orientações e apoio necessários à família atingida.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco Novas regras na faixa de areia: ambulantes da orla de Maceió são orientados sobre mudanças