Entidades repudiam ameaças contra jornalistas de Época

Publicado em 01/07/2018, às 17h55
-

Redação

A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), a Aner (Associação Nacional de Editores de Revista) e a ANJ (Associação Nacional de Jornais) divulgaram neste domingo (1º) nota de repúdio a ameaças feitas por internautas contra jornalistas da revista Época.

LEIA TAMBÉM

Na sexta-feira (29), a revista publicou em seu site reportagem sobre o funcionamento do maior grupo de propagação de ódio na internet brasileira. De acordo com a publicação, esse grupo atualmente se articula por meio do fórum de discussão chamado Dogolachan, que tenta se manter anônimo.

Após a publicação da reportagem, os autores do texto passaram a receber ameaças.

"A Abert, a ANJ e a Aner repudiam tais ações, que têm a intenção de tentar calar e intimidar a imprensa. Os profissionais e veículos de comunicação continuarão a cumprir sua principal missão -a de informar a sociedade sobre fatos de interesse público", diz trecho do comunicado divulgado pelas entidades, que pedem também às autoridades competentes a identificação e punição dos responsáveis pelas mensagens.

O fórum Dogolachan foi criado por Marcelo Valle Silveira Mello (que já foi condenado por racismo na internet no Brasil) e Emerson Eduardo Rodrigues. Segundo a revista, a Polícia Federal considera ambos os grandes articuladores da maior rede de ódio que atua há ao menos uma década no Brasil. Eles chegaram a ser presos em 2012, mas foram beneficiados por um então vácuo na legislação brasileira para crimes cometidos na internet.

O grupo costuma apostar em conteúdo com grande apelo dos internautas, como apologia da pedofilia ou ataques racistas. Seus alvos costumam ser personalidades conhecidas como o deputado federal Jean Wyllys, à esquerda, até a advogada Janaína Paschoal, à direita.

Ainda de acordo com a reportagem, o grupo tenta ganhar dinheiro com as ações, com a implantação, por exemplo, de mecanismo de captação de recursos em seus sites.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Em presídio de Brasília, TH Joias cumpre regime diferenciado Greve nacional dos petroleiros tem novas adesões e atinge 8 refinarias; entenda Advogada sofre deformações no rosto após fazer lipo de papada com dentista Caso Júlio Lancellotti: o que dizem padre e arquidiocese sobre restrições