Entidades vão fazer estudo para investigar tremor de terra em Maceió

Publicado em 08/03/2018, às 18h11

Redação

O tremor de terra que levou pânico a moradores do bairro Pinheiro, em Maceió, no último sábado, dia 3, foi tema de um debate, na tarde desta quinta-feira, 8, no auditório  do  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), no Farol.

O debate foi transmitido ao vivo pelo Portal TNH1 e pela fanpage do portal no Facebook. 

Confira o vídeo do debate na íntegra no final da matéria. 

Depois de muitos boatos e da confirmação da intensidade do tremor por centros de sismologia, especialistas expuseram suas teses e lançaram luz sobre as possíveis causas do tremor, que foi sentido em vários bairros, além do Pinheiro.

No debate, os órgãos e especialistas envolvidos evitaram tirar conclusões das causas dos tremores, mas, juntos, concordaram em realizar um estudo de grande envergadura, para se conhecer com profundidade o cenário dos tremores, incluindo-se questões como situação do solo, rede de esgoto, influência da chuva, entre outros fatores.  

O presidente do Crea-AL, Fernando Dacal, é necessário uma resposta rápida do poder público para esse tipo de fenômeno, que acaba provocando pânico na população. 

Participaram do debate os geólogos Abel Tenório, Ricardo Queiroz e Rochana de Andrade, o engenheiro civil Abel Galindo, além dos engenheiros de minas Paulo Cabral e Alex Cardoso, este último representando a Braskem.

Também avaliaram o fenômeno o representante da Federação Brasileira de Geologia (Febragel), o geólogo Oswaldo Costa, e alguns vereadores, que levarão a discussão para a Câmara Municipal Maceió, em audiência na próxima segunda-feira, 12.

O engenheiro de minas, Paulo Cabral, descartou que algum serviço de mineração situado em Maceió não agride o ecossistema dos mangues. Sem alteração no relevo ou vegetação.

Durante o debate, foram apresentados alguns estudos geológicos, para ajudar no conhecimento de aspectos do relevo da cidade. 

Em parte do debate, foi aberta a palavra para a plateia. Moradores de alguns dos bairros afetados pediram providências do poder público, considerando que pessoas precisaram deixar suas residências.

Assista ao vídeo com o debate na íntegra:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dupla é flagrada invadindo clínica médica na Ponta Verde e causa prejuízo de R$ 5 mil Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026 Portuários fecham entrada do Porto de Maceió em greve por reajuste de salário Vídeo mostra momentos antes de acidente que vitimou nutricionista na Av. Menino Marcelo