Equador vai às urnas escolher novo presidente

Publicado em 19/02/2017, às 10h13

Redação

O Equador vai às urnas neste domingo, 19, para escolher o novo presidente que governará o País até 2012. A expectativa é que 12,8 milhões de eleitores votem até o fim da tarde.

LEIA TAMBÉM

A eleição também elegerá o vice-presidente, 137 membros da Assembleia Nacional unicameral e cinco parlamentares andinos.

Além disso, em um referendo simultâneo, os equatorianos terão que responder sim ou não a uma iniciativa do presidente socialista Rafael Correa para proibir que os políticos tenham capitais em paraísos fiscais.

Caso os equatorianos optem pelo sim, o político encontrado nessa posição pode ser demitido, em caso de estar ocupando um cargo público.

Às 7h no horário local, o presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador, Juan Pablo Pozo, deu início a eleição, descartando a possibilidade de fraude denunciada pela oposição.

Correa está no poder desde Janeiro de 2007 e alegou razões pessoais ao decidir não concorrer às eleições deste ano.O candidato do governo, Lenin Moreno, é o favorito segundo as pesquisas.

Ainda segundo as pesquisas, nenhum dos oito candidatos à presidência deve vencer no primeiro turno. Para que o vencedor fosse conhecido neste domingo, ele precisaria receber 40% dos votos válidos e 10 pontos à frente do segundo maior número de votos.

Moreno lidera a corrida das intenções de voto com 32,3%, seguido por dois conservadores: Guillermo Lasso (21,5%) e Cynthia Viteri (14%). O ex-prefeito de Quito, Paco Moncayo aparece em quarto com  7,7% das intenções.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja O fóssil 'sorridente' encontrado por turista em ilha com 150 habitantes