Equipe do Ministério da Saúde faz estudo sobre Covid-19 nesta terça, em Ponta Verde

Publicado em 30/08/2021, às 18h26
Secom Maceió -

Secom Maceió

Equipes da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 (PrevCOV), do Ministério da Saúde, estarão nesta terça-feira (31) na Ponta Verde, a partir das 9h, onde darão sequência ao trabalho. O estudo soroepidemiológico está sendo realizado pelo ministério para esclarecer aspectos que ainda não foram explicados sobre a doença, a partir da população afetada e dos diferentes recortes geográficos do país.

LEIA TAMBÉM

“Estamos assegurando o respaldo necessário à equipe do Ministério da Saúde dentro do nosso território, para que a população entenda e se sinta segura em participar efetivamente do estudo, que vai ampliar os conhecimentos sobre a doença e aprimorar as ações relacionadas ao controle e prevenção sobre ela no país”, afirmou a diretora da Diretoria de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues.

A PrevCov é considerada uma das maiores pesquisas sobre Covid-19 no mundo e conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O estudo teve início em maio de 2020 e foi feito por meio de entrevistas por telefone com indivíduos selecionados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad Covid-19/IBGE. Nesta etapa da pesquisa, equipes de campo farão coleta de dados e de amostras de material biológico (sangue) junto aos indivíduos selecionados, em seus domicílios.

De acordo com Neyla Menezes, apoiadora do Programa Vigiar SUS, em Alagoas, o PrevCov é desenvolvido em Maceió e em outros sete municípios da Região Metropolitana – Barra de São Miguel, Satuba, Rio Largo, Paripueira, Pilar, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. Ao todo, serão visitados 1.126 domicílios na Capital, com a previsão de um total de 3.827 pessoas entrevistadas.

“Buscamos entender, entre outras coisas, como o vírus se comporta e se a doença se desenvolveu de forma diferente em cada região do país. Mas lembramos que, embora a participação no estudo seja voluntária, é uma oportunidade única de contribuir com a ciência, e os selecionados terão acesso ao resultado do exame e às conclusões da pesquisa”, reforçou a apoiadora do MS.
Ela reforça ainda que a equipe de campo será facilmente reconhecida pela população, pois estará identificada com camisa e boné com a logomarca do estudo, além de crachá.

De acordo com o cronograma de atividades, a PrevCov será realizada em Alagoas até 08 de setembro. Nesta terça-feira (31), os pesquisadores irão a 31 domicílios no bairro de Ponta Verde.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário Justiça reconhece competência do Estado e veta atos da Prefeitura contra totens de segurança