Eric Dane, ator de "Grey's Anatomy", morre aos 53 anos

Publicado em 20/02/2026, às 08h15
- Reprodução/HBO Max

CNN Brasil

Ler resumo da notícia

O ator Eric Dane, conhecido por "Grey's Anatomy", morreu aos 53 anos nesta quinta-feira (19). O artista enfrentava ELA (esclerose lateral amiotrófica).

LEIA TAMBÉM

"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Eric Dane na tarde de quinta-feira, após uma corajosa luta contra a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Ele passou seus últimos dias cercado por queridos amigos, sua esposa dedicada e suas duas lindas filhas, Billie e Georgia, que eram o centro de seu mundo", diz comunicado de sua equipe à imprensa.

“Ao longo de sua jornada com a ELA, Eric tornou-se um defensor apaixonado da conscientização e da pesquisa, determinado a fazer a diferença para outras pessoas que enfrentam a mesma luta. Sentiremos profundamente sua falta e ele será sempre lembrado com carinho. Eric adorava seus fãs e é eternamente grato pela demonstração de amor e apoio que recebeu. A família pediu privacidade neste momento tão difícil.”

Conhecido por interpretar o cirurgião plástico Mark Sloan em "Grey’s Anatomy", Eric recebia cuidados de enfermagem 24 horas por dia após o diagnóstico, que revelou ao público há dez meses.

A notícia sobre os cuidados constantes foi divulgada pela People, que trouxe detalhes de um relato sensível feito pela ex-mulher do ator, Rebecca Gayheart, à revista The Cut.

Aos 54 anos, a também atriz abriu o jogo sobre a rotina de cuidados e sua experiência como cuidadora.

No relato, segundo a People, Rebecca conta que assumiu a organização da rotina de cuidados domiciliares e precisou acionar o convênio repetidas vezes para conseguir a liberação das equipes de enfermagem para cuidar do ator. Em um trecho citado pela revista, ela afirmou: “Eric tem enfermeiros 24 horas por dia”.

Em desabafo, Rebecca afirmou que o processo para obter a autorização do seguro não foi nada fácil. Ela cita a resposta de uma atendente durante o pedido de atendimento domiciliar, que teria dito: “Você pode continuar pedindo, e eu vou continuar negando”.

Doença degenerativa

Em abril do ano passado, Dane revelou à revista People que foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e acarreta paralisia motora. "ELA é uma doença terrível", disse o ator na época.

Com o avanço da condição, o paciente perde gradualmente a capacidade de falar, de se alimentar, de caminhar e de respirar independentemente. Não há cura, mas existem medicamentos que retardam a progressão da doença.

A ex-mulher do ator afirmou ainda que o cuidado é dividido em 21 turnos. Quando há falhas na escala, ela assume parte das horas. Em uma das situações que descreveu à The Cut, ela contou que precisou recorrer a amigos de Dane para preencher um turno de 12 horas que não conseguiu cobrir.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Apresentadora revela que já foi atendida por participante do BBB26 em bar Gustavo Mioto e Miss São Paulo engatam affair e passam carnaval juntos Pedro Pascal é gay? Flagra com diretor aumenta rumores Ana Castela passa por transformação e mudança surpreende web; veja