O suposto erro em uma mensagem encaminhada pela mineradora Braskem provocou pânico e correria entre moradores do bairro Pontal da Barra, em Maceió, na manhã desta quarta-feira (05). A mensagem, uma gravação, falava em evacuação pedindo para que as pessoas deixassem suas casas e procurassem ambientes seguros. No entanto, a empresa destacou que o áudio foi passado erroneamente durante testes de sirenes de alarmes.
O Pontal da Barra abriga uma fábrica da Braskem e, semanalmente, são realizados testes com uso de sirenes contando com a participação da população, que há décadas vive em alerta para o risco de acidentes químicos.
Em um dos vídeos compartilhados nas redes sociais, uma mulher afirmou que uma parente acamada foi retirada às pressas de casa por medo. "Ela é de cama, tiraram ela, também meu primo doente. Isso não se faz, minha gente. Assustando todo mundo", disse a moradora do Pontal.
Procurada, a Braskem informou que o teste das sirenes de alarme é realizado todas as quartas-feiras para as comunidades do entorno da Unidade do Pontal da Barra, e que no no teste realizado na manhã de hoje "houve uma desconfiguração no teor da mensagem enviada".
"Informamos ainda que já entramos em contato com as comunidades, por meio do Conselho Consultivo Comunitário (CCC) para informa-los do equívoco. A Braskem reforça que mantem constante comunicação com as comunidades e autoridades através de reuniões regulares do Programa APELL (Alerta e Preparação das Comunidades para Emergências Locais)"", trouxe a nota da empresa.
O Corpo de Bombeiros (CB) chegou a ser acionado pelos moradores do bairro. A ocorrência foi registrada como suposto vazamento de produto perigoso e duas viaturas com seis militares foram encaminhados ao local.