Erro em vacinação: seringa não tinha defeito, diz Perícia Oficial; laudo vai para o MPE

Publicado em 04/02/2021, às 16h23
-

Redação TNH1 com Ascom Perícia Oficial

Após constatar por meio de exame preliminar o perfeito funcionamento do êmbolo da seringa usada pela profissional de saúde no episódio em que ela não injetou o líquido no braço de uma idosa de 97 anos, durante vacinação contra a Covid-19, o Laboratório Forense do Instituto de Criminalística de Alagoas vai confeccionar um laudo para enviar ao Ministério Público Estadual (MPE).

LEIA TAMBÉM

“O objetivo desse exame foi averiguar a correta adequação da seringa quanto à expulsão do líquido contido em seu interior,” afirmou a perita criminal Bárbara Fonseca.

Antes de constatar que a seringa usada não apresentava problemas, os peritos criminais analisaram o material contido dentro da caixa coletora onde foi descartada a seringa usada na idosa. “No primeiro exame, constatamos que no interior da caixa estavam depositadas 119 unidades de seringas usadas e descartadas. Desse total, apenas uma dessas seringas possuía líquido em seu interior”, explicou a perita.

O caso

No último dia 28 de janeiro, uma idosa de 97 anos foi levada para ser vacinada contra a Covid-19, em um shopping na parte alta de Maceió. A pedido da família, a cuidadora filmou o momento da vacinação. O problema é que, durante a aplicação, o líquido permaneceu dentro da seringa e não foi introduzido no braço da idosa. No vídeo é possível perceber que a profissional de saúde apenas introduz a agulha, mão não pressiona o êmbolo da seringa. Familiares perceberam o erro e voltaram ao local para que a idosa fosse de fato vacinada. A profissional de saúde foi afastada pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, que também abriu procedimento para apurar o episódio. O Ministério Público Estadual  (MPE) solicitou abertura de inquérito para investigar o caso.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês