Escola Bilíngue de Pilar recebe reconhecimento nacional do MEC por inovação no ensino integral

Publicado em 05/08/2025, às 15h38
- Reprodução

Ascom Pilar

A educação pública de Pilar acaba de alcançar um reconhecimento inédito. A Escola Bilíngue em Tempo Integral do município foi selecionada no Edital nº 2/2025 do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como uma das experiências mais inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral do país.

LEIA TAMBÉM

A escola foi selecionada no eixo "Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas" com o projeto intitulado “Educação Bilíngue em Pilar: uma experiência inovadora de formação integral na rede pública”. Essa conquista garantiu ao município dois importantes reconhecimentos: a participação na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, que será realizada em Belo Horizonte (MG), e a inserção no Mapa Nacional de Experiências, um repositório digital que reúne boas práticas acessíveis a redes públicas de ensino de todo o país.

Para a prefeita Fátima Rezende, o reconhecimento nacional é reflexo de um trabalho construído com visão de futuro e muita dedicação.

“Pilar tem mostrado ao Brasil que é possível transformar a vida das crianças por meio da educação. Essa proposta inovadora foi idealizada pelo ex-prefeito Renato Filho, e seguimos firmes no compromisso de dar continuidade a esse legado. O reconhecimento nos enche de orgulho e reforça nossa missão de oferecer uma escola pública que valoriza a qualidade, a inovação e o cuidado com a formação integral dos nossos estudantes”, destacou.

Funcionando inicialmente em um prédio alugado, a escola bilíngue deu seus primeiros passos em 2022. Entre 2024 e 2025, ganhou uma nova sede própria, moderna e equipada com salas climatizadas, lousas digitais, refeitório, espaços de recreação e toda a estrutura necessária para um ambiente seguro e acolhedor. Atualmente, atende cerca de 195 estudantes, do 1º ao 5º ano, e também atenderá em breve alunos até o 9º ano, consolidando Pilar como um dos municípios mais inovadores do país na área da educação.

A proposta pedagógica, implementada em parceria com a metodologia Systemic Bilingual, combina o ensino de conteúdos curriculares em português e inglês de forma integrada e vivencial. São 15 horas semanais de imersão bilíngue, em uma jornada que contempla também o desenvolvimento socioemocional, atividades esportivas, culturais e quatro refeições diárias, tudo isso em uma estrutura moderna, segura e acolhedora.

O secretário municipal de Educação, Clewinho Cavalcante, destaca que a premiação é um símbolo da força do coletivo.

“Essa conquista é resultado de um trabalho feito a muitas mãos. Desde os professores e gestores escolares até toda a equipe da Secretaria de Educação. Pilar não quer apenas garantir o acesso à escola, mas oferecer um ensino público com excelência, propósito e impacto real na vida das crianças”, disse.

Para Vanessa Ténorio, CEO da Systemic Bilingual, responsável pela metodologia adotada em Pilar, a cidade é hoje uma referência nacional.

“É uma grande satisfação fazer parte desse projeto, que desde o início foi pensado para entregar, com seriedade e compromisso, uma educação bilíngue de excelência. E é exatamente isso que vemos acontecer em Pilar. O que mais impressiona é o envolvimento genuíno de toda a gestão: professores, coordenadores, diretores, o secretário de Educação, a prefeita e também o ex-prefeito, que teve a visão estratégica de iniciar essa transformação”, pontuou.

A experiência pilarese já despertou o interesse de gestores de diversos estados brasileiros, que visitam a cidade mensalmente para conhecer de perto a metodologia. A iniciativa também está sendo estudada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que avalia a possibilidade de replicação do modelo em redes de ensino de outras regiões do país.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão conhecidos nesta segunda