Escola do Sesi/AL classifica-se para campeonato internacional de robótica

Publicado em 18/03/2019, às 15h05
Equipe alagoana | Reprodução -

Assessoria

A equipe Robocamb, da Escola Sesi Cambona, será uma das representantes do Brasil no campeonato internacional de robótica que ocorrerá entre os próximos dias 5 de maio e 1º de junho, no Uruguai. A classificação foi confirmada nesse domingo, 17, quando a equipe do Sesi/AL foi anunciada como 1º lugar na categoria “Prêmio Inspiração”, do Festival Sesi de Robótica First Lego League – FLL 2019.

LEIA TAMBÉM

Já a Roboben, da Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes, ficou em 2º lugar na categoria “Trabalho em Equipe”. No total, 117 equipes de todo o país participaram de três eventos – Torneio Sesi de Robótica First Lego League, First Tech Challenge e F1 nas Escolas –, entre os dias 15 e 17 de março, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro-RJ. Foram mais de 1.200 estudantes, de 9 a 18 anos.

O resultado, afirma a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi/Senai, Cristina Suruagy, revela que o nível de competitividade das escolas Sesi/Senai de Alagoas é muito alto. “O nível das equipes (nacionais) chega a patamares de excelência! Ficar em 1º lugar na categoria ‘Inspiração’ com a equipe Robocamb, com esse nível, nos deixa com a alegria de estar no caminho certo. Nossos alunos nunca voltam dessas competições da mesma forma. Voltam cheio de vontade de buscar mais”, celebrou.

De acordo com o professor de robótica Eduardo Monteiro, neste ano o torneio nacional foi diferenciado, devido à oportunidade de experimentar novas formas de competir. É que, além da participação das equipes Roboben, Robocamb e Cambtec no FLL 2019, a FTCamb, da Escola Sesi Cambona, foi pioneira na nova modalidade: First Tech Challenge.

Nela, os estudantes são desafiados a desenhar, programar e construir robôs capazes de realizar tarefas nos mesmos moldes do First Lego League, só que com os mesmos equipamentos utilizados por grandes engenheiros. “Adquirimos uma experiência nova para fortalecer a equipe e montar uma estratégia para, no próximo ano, a gente, efetivamente, trilhar novos caminhos nas próximas competições”, disse.

O tema desta temporada do Torneio FLL – Into Orbit – desafiou os estudantes a pesquisar sobre questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Na arena, os robôs feitos pelos próprios alunos com peças de Lego ainda tiveram de cumprir vários desafios.

A garotada da Robocamb desenvolveu o projeto de uma barreira protetora contra os raios interespaciais de alto nível de radiação que prejudicam os astronautas no espaço. Já a Roboben criou uma calça com eletroestimulação para prevenir a diminuição dos músculos das pernas em astronautas.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda