Espaço urbano: AL recebe nesta semana encontro pioneiro para discutir melhorias

Publicado em 14/10/2019, às 19h01
Agência Brasil -

Agência Alagoas

Um evento que pretende reunir especialistas, acadêmicos e sociedade civil para discutir os desafios da urbanização e propor alternativas para as cidades. Essa é a proposta do I Encontro de Pensadores Urbanos Alagoas, evento com temática pioneira no estado, que será realizado nos dias 16, 17 e 18 deste mês, no Centro Universitário Tiradentes, no bairro Cruz das Almas, em Maceió. 

LEIA TAMBÉM

A iniciativa é idealizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Instituto de Arquitetos do Brasil departamento Alagoas (IAB/AL), Unit/AL, Sebrae e ONU – Habitat Alagoas. Em todo o país, propostas de apenas dois estados foram selecionadas para a chamada global do ONU-Habitat, e Alagoas foi um deles. 

Diálogo

Segundo o chefe de Segurança no Trânsito do Detran/AL, Renan Silva, a discussão proposta é importante para que a troca de experiências seja viabilizada. "Todo mundo que habita a cidade é um pensador urbano, reconhece problemas e tem ideias de como solucioná-los. A questão é que muitas dessas soluções acabam ficando no senso comum. Espaços como o promovido pelo Encontro de Pensadores Urbanos são fundamentais para que os debates sejam qualificados e a capacidade de promover o desenvolvimento de nossas cidades seja potencializada”, explica.

Já o diretor-presidente da autarquia, Adrualdo Catão, reforça que o evento tem o objetivo de aproximar as múltiplas esferas sociais da gestão pública. “Através das palestras e das mesas de debate entre os pesquisadores, profissionais da área e participantes, todos terão a oportunidade de opinar e buscar, em conjunto, alternativas de melhoria para o espaço urbano. Esse evento pode ser o ponto de partida para mudanças em nossas cidades”, afirma.

Participação

O estudante de arquitetura e urbanismo da Ufal Campus Arapiraca, Ruan Victor, soube do Encontro pelas redes sociais, se interessou pela proposta do evento e o aguarda ansiosamente. “As expectativas são muito boas, já estive em outros eventos organizados pelo Governo do Estado e a ONU Habitat e todos trouxeram uma experiência bastante positiva e gratificante. Eventos assim são muito importantes para a formação do profissional, pois eles permitem um maior intercâmbio de ideias entre os participantes”

Ele ressalta a importância de abordar a temática em âmbito local. “É preciso repensar a forma como planejamos e gerimos as nossas cidades. O mais importante é quando essas iniciativas são abraçadas pelo poder público porque demonstra um interesse do governo na temática e na capacitação dos profissionais, principalmente em um encontro regional com pessoas que atuam aqui no estado. Aqui em Alagoas tem muita gente capacitada para gerir nossas cidades”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas